Anfitrião corporativo


Apresente ao visitante o que o nosso país tem de mais bonito.

Revista Você S/A - por Célia Leão

O número de expatriados trabalhando no país aumen­tou. Por isso, os funcionários das companhias no Brasil vêm ganhando um novo papel, o de embaixador corporativo, cuja função é receber e ciceronear os colegas grin­gos em suas andanças por aqui.

Trabalhei muito tempo com eventos internacionais e, desde o momento do embarque de um profissional em seu país de origem até o instante em que eu o recolocava no avião para sua viagem de volta, era minha responsabi­lidade cuidar dele, a fim de que sua estada conosco fosse absolutamente produtiva e também fosse sinônimo de uma experiência prazerosa e instrutiva. Alguns dos itens que eram parte de meu check-list podem vir a ser de mui­ta valia para aqueles que têm essa missão:

- Agenda - Envie à pessoa por e-mail um resumo da agenda de compromissos que ela terá aqui no Bra­sil. Envie também qual o dress-code da organização e uma boa orientação sobre o clima na época em que ele visitará o Brasil.

- Pontualidade - Na maior parte de países de nossa aldeia global, a regra diz que ele­gância tem a ver com ser pontual. Entre nós, por mais es­tranho que lhe soe, esta é a regra a ser seguida, ok?

- Dose certa de formalidade - Esqueça o beijo, esqueça os toques e o pega-pega, comuns no Brasil. Distância corporal e uma certa formalidade inicial são pontos a seu favor.

- Apresente sua cidade - Tenho certeza de que a maior parte das cidades do país tem algo interessante, típico e ligado à cultura e aos costumes locais, e é isso que você deve apresentar a seu colega de outro país.

- Comidinhas & bebidinhas - Não conheci um estrangei­ro que não tenha enlouquecido com a nossa caipirinha e com o sabor de nosso cafezinho. A típica culinária brasileira também os agrada, embora eu sugira cuidado neste quesito. Programe a incursão ao par feijoada-caipirinha para o fim de semana. É uma precaução necessária.

Apresente ao visitante o que nosso país tem de bonito, de rico e de interessante. Deixe de lado as partes dispen­sáveis. Esteja certo de que, numa viagem sua ao país de
seu visitante, ele há de fazer a mesma coisa. 

    Oratória

    Preencha aqui seus dados

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus