Causar uma primeira boa impressão


Revista Época Negócios - por André Vieira

Muita gente o julgará no primeiro segundo de seu encontro inicial e essa avaliação dificilmente mudará. Parece rápido demais? Alex Todorov, psicólogo da Universidade de Princeton, expôs a voluntários fotos de candidatos a políticos durante um microssegundo. Surpreendentemente, em 70% dos casos os participantes do estudo acertaram quais candi­datos haviam sido eleitos. Para causar uma boa impressão, a palestrante e consultora Vanessa Van Petten, executiva-chefe da organização Science of People, sugere:

• 1 - Defina uma intenção

Seja em palestras, eventos de networking ou mesmo festas sociais, estabeleça antes que tipo de pessoa lhe interessa conhecer ou quais interações está disposto a fazer. Isso o ajudará a manter o foco e a energia para obter os resultados definidos.

• 2 - Controle a linguagem corporal

É uma parte crucial em primeiros encontros. O jeito de andar, o modo de se sentar, os gestos ou a postura numa conversa às vezes dizem muito sobre a pessoa. Ter consciência disso traz resultados positivos, evitando que, inconscientemente, seu corpo passe a mensagem errada.

• 3 - Evite os dias ruins

Se um dia duro de trabalho azedou seu humor, evite circular em eventos profissionais. As pessoas perceberão seu estado de espírito. Fique em casa ou - se for muito importante - faça antes alguma atividade que te devolva a alegria, como nadar ou dançar.

• 4 - Seja interessante e interessado

Quem está realmente interessado em ampliar seu círculo de relações profissionais demonstra isso. Não corta a conversa depois de um "tudo bem?" e exibe interesse genuíno em saber quem é seu interlocutor durante o encontro inicial.

• 5 - Atente aos acessórios

Relógios revelam bastante a respeito dos homens, assim como as bolsas, no caso das mulheres. O julgamento a seu respeito levará em conta roupas, sapatos, joias e maquiagem. Avalie a conveniência de cada item conforme as pessoas que vai encontrar.

    Oratória

    Preencha aqui seus dados

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus