Combata a falta de Motivação


Aprenda a reconhecer as origens de seu desânimo.

Revista Você S/A - por Luiz Carlos Cabrera

Uma preocupação dos profissionais, hoje, é saber como atravessar um período em que a motivação está baixa. Pa­ra avaliar a origem do seu desânimo, use o seguinte mo­delo, dividido em três conjuntos: contexto, conteúdo e in­fraestrutura. O contexto representa o tipo de empresa em que você trabalha. Qual é a sua relação com o negócio? Vo­cê sente orgulho da empresa? Existe alguma afinidade en­tre você e o produto ou serviço que ela fornece?

O segundo conjunto é o conteúdo, ou seja, o retorno que esse trabalho lhe proporciona. O que você faz tem uma im­portância relativa na empresa? Você faz diferença? Seu de­sempenho faz diferença? As pessoas com quem você traba­lha desafiam a sua inteligência e o seu comportamento?

O terceiro conjunto é a infraestrutura. Aqui estamos fa­lando das ferramentas de tra­balho, da tecnologia de infor­mação, dos sistemas e proces­sos que envolvem a sua ativi­dade. Você está à vontade no exercício de suas tarefas? Vo­cê domina as tecnologias que são necessárias ao desempe­nho da sua função? Tem tido um treinamento adequado?

Responder a todas essas perguntas já lhe dará uma boa noção das razões de seu desânimo com o trabalho. Mas to­das juntas representam 65% das causas conhecidas de des­motivação. Os 35% restantes estão relacionados com seu chefe. As pessoas entram em um trabalho pela empresa e saem por causa do chefe. Lidar com esse fator é complexo e ao mesmo tempo delicado. A solução requer habilidade e serenidade. Algumas dicas que podem ajudar: ao lidar com um chefe que não inspira, não estimula e só cobra, te­nha sempre o cuidado de separar fatos de opiniões. Traba­lhe sempre primeiro com fatos, evite dar opiniões anteci­padas e sempre escute mais do que você fala.

Nunca falte ao respeito. Chefe é chefe. Engula a seco, mas não responda sem pensar duas, três vezes. Na discordância, procure sempre obter e trabalhar opiniões coletivas (seus pares e subordinados), e não somente as individuais. Esse exercício vai fazê-lo refletir melhor antes de contrapor-se a uma ídeia do chefe. De qualquer forma, saiba que é um desafio, mas que a consistência de suas colocações e sua integridade vão ajudá-lo a superar. Coragem. 

    Administração do Tempo

    Preencha aqui seus dados

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus