Como formar equipes eficientes


Primeira lição: saiba exatametne por que o time é necessário. Muitas vezes uma só pessoa dá conta do recado.

Revista Época Negócios - por Arianae Abdallah

Em seu novo livro (Super­times, a ser lançado no Brasil este mês), o con­sultor britânico Khoi Tu aponta sete fatores que levam uma equipe a ter resultados extraordinários. Acompanhe alguns deles:

Época Negócios - Quais os principais erros co­metidos na formação de times?

Khoi Tu - O primeiro é não saber por que o time é necessário. Só faz sentido criar um grupo se a tarefa não pu­der ser executada por uma pessoa. O segundo erro é que muitos líde­res constroem um time à imagem deles. É preciso ter pessoas com diferentes atitudes e habilidades.

Época Negócios - Como escolher as pessoas cer­tas?

Khoi Tu - Além de comprovar suas habilidades, uma dica é criar um processo seletivo que coloque o candidato em uma situação o mais parecida possível com o que ele vai enfrentar na prática.

Época Negócios - Qual o papel do líder?

Khoi Tu - Líderes precisam flutuar entre os estilos controlador, treinador, consultor e colaborador. O controlador exerce autoridade na fase de formação do grupo e nas horas de decisões rápidas. O treinador prepara para o desafio, refor­çando o potencial individual e do grupo. O consul­tor se abre a opiniões, ajuda o time a descobrir e se responsabilizar por seus próprios pontos de vista. O líder colaborador sabe se afastar no momento em que a equipe já voa sozinha. É quando entrega o controle remoto para o time.

    Oratória

    Preencha aqui seus dados

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus