Comporte-se na Rede


Até 2012, as redes sociais deverão reunir mundialrnen­te 800 milhões de pessoas. O tempo despendido online nos sites de relacio­namento saltou de três para cinco horas e meia por mês nos últimos três anos, e sete em cada dez adultos usam as redes para contatos profissio­nais. Com toda essa atividade virtual, e normal que as ques­tões de relacionamento da vida offline migrem para o ambiente online. Aqui a resposta para algumas delas.

Revista Você S/A - por Fabiana Corrêa

As empresas dão impor­tância ao que se escreve nas redes sociais ao anali­sarem currículos?

Muita. Por isso é importante cuidar de tudo o que você escreve quan­do assina seu nome embaixo. Se for uma empresa da área de tecnolo­gia, a importância é ainda maior. "Se o candidato não tem perfil online, se não esta nas redes, não parti­cipa de blogs ou fóruns, enfim, se ele não esta acostumado a se re­lacionar na rede, nem chamo pa­ra a entrevista", diz Ricardo Jordão, da consultoria de marketing BizRe­volution, de São Paulo.

É ruim misturar assun­tos pessoais e profis­sionais no Twitter?

Não há mal em fazer brinca­deirinhas ou posts pessoais. Agora, se você quer relevância profissional, concentre-se em sua área de atuação. "Há re­des com perfil pessoal, como o Orkut, e outras mistas, como o Twitter. Escolha a que tem a ver com seu objetivo", diz Rui Gianolla, da agência Air, de mi­dia digital, em São Paulo.

Um contato profissionai me chamou para ser "amigo" no Facebook ou no orkut, é indelicado recusar?

Um convite para participar de uma rede social é como um convite na vida real. Você só aceita se achar que vale a pena. "Recusar é um direito seu", diz a consul­tora de etiqueta (não virtual) Célia Leão, que dá palestras e cursos sobre o as­sunto em empresas.

Em redes sociais voltadas para o traba­lho, como e o caso do Linkedln. dá para recu­sar convites?

Você só aceita os convites que quiser, mesmo se for para recomendar alguém, ou para apresentar um amigo a outro contato na rede.

Qual é a regra geral para ter um blog ou perfil com o mesmo "tema" de seu trabalho na vida real?

Recentemente a Intel publicou diretrizes para funcionários que quisessem usar mídias sociais. E deixou bem claro que seu mau uso pode colocar em risco o futuro dos funcionários na companhia. A empresa incentiva a participação de seus empregados, mas dá a dica: "Você não deve denegrlr nossos concorrentes e nem precisa responder todas as críticas". Um estudo feito pela consultoria americana ProofPoint com empresas com mais de 1000 funcionários mostrou que 8% já demitiram um funcionário por causa de posts inadequados.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus