Corpo: o Novo Manual de Uso


Você está no comando. Conhecer o funcionamento do organismo é o primeiro passo para a longevidade saudável e feliz. E nunca é tarde para começar a se cuidar: a partir dos 50 anos, é possível controlar 80% do destino de sua saúde. Sim, até mesmo para quem foi relapso nas décadas anteriores.

Revista Veja  - por Adriana Dias lopes e Naira Magalhães

Se você chegou aos 50 anos varando as noítes no escritório, trocando a ginástica por uma horinha a mais na cama, driblando a salada e os grelhados, é bem provável que tenha desistido de levar uma vida saudável, porque "é tarde demais". Pois bem, a ciência da longevidade traz boas-novas". Se você chegou aos 50 anos com uma rotina pouco saudável, mas livre de doenças mais graves, saiba que tem 80% de chance de chegar à velhice, e em boa forma (os outros 20% continuam a caber à genética). Ou seja, quanto e como viver daqui para a frente está em suas mãos. Basta não achar que é tarde demais para mudar. "Modificar os maus hábitos aos 50 é quase tão bom quanto nunca tê-Ios tido", diz o médico Wilson Jacob Filho, diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas de São Pauulo. E a chave para o envelhecimento proveitoso e feliz é não fumar, praticar exercícios físicos, dormir bem, alimentar-se de forma adequada evitar o stress e blá-blá-blá... A ladainha dos hábitos saudáveis sempre foi muíto maçante, convenhamos. Mas um livro lançado nos Estados Unidos pode tornar a coisa menos chata e até divertida. Com uma linguagem bastante simples, a versão atualizada e ampliada de Você: Manual do Proprietário, dos médicos americanos Michael Roizen e Mehmet Oz, é um dos mais ricos compêndios sobre o funcionamemo do corpo humano, a importânncia de prevenir os efeitos do envelhecimento e, principalmeme, como fazê-lo. Uma das lições do primeiro capítulo: "Conhecer seu corpo lhe dá o poder de mudá-Io, mantê-Io e fortalecê-Io".

O poder de cada um sobre o destino de sua própria saúde, paradoxalmente aumenta com o passar do tempo. "Quanto mais velho você for, maior será esse controle", disse Roizen em entrevista a VEJA. Médico da Cleveland Clinic, Roiizen foi o criador, na década de 90, do conceito da idade real. Ele sustenta que as pessoas não têm necessariamente a idade indicada em seus documentos. Do ponto de vista biológico, podem ser mais jovens ou mais velhas, dependendo do modo como cuidam de si mesmas ao longo da existência. Conforme os anos avançam, enquanto os genes vão perdenndo a capacidade de causar maiores danos por si só, o estilo de vida ganha mais relevância. Em geral, as doenças genéticas se manifestam nos primeiros vinte anos de vida. Depois dessa fase, são os hábitos que ativam ou não os genes associados à maioria das doenças crônico-degenerativas. Para se ter uma ideia de tal equação, basta lembrar que a genética controla cerca de 75% do desenvolvimento de um feto. Se o embrião carrega mutações genéticas graves, ainda que a mãe siga todos os preceitos da boa gestanre, ele não vinga. É um dos mecanismos biológicos mais importantes para a proteção e a perpetuação da espécie. Se o feto, no entanto, possui uma genética favorável, mesmo que ele seja exposto a comportamentos inadequados da mãe, como fumar ou beber, ainda são boas as chances de ele nascer com saúde.

Na corrida em busca da longevidade feliz, os "saudáveis de última hora" largam, em desvantagem em relação aos "sempre saudáveis", mas, na maioria das vezes, conseguem alcançá-Ios, Para constatar os benefícios de tal reviravolta, tente identificar na academia os alunos recém-matriculados, os que se exercitam há seis meses e os que treinam há seis anos. Os novatos são facilmeme reconhecíveis: além da roupa nova e dos tênis branquinhos, sobram gordurinhas e falta tônus muscular. Já quanto aos ouutros dois tipos, ganha um prato de salada quem conseguir notar a diferença. "Seja qual for a idade, quem pratica atividade física há seis meses se aproxima muito mais de quem se exercita há seis anos do que de quem ainda está abandonando o sedentarismo", diz Jacob Filho. Os benefícios proporcionados pelos hábitos saudáveis não demoram a ser sentidos - e notados. Com a palavra, Roizen: "Em geral, num prazo que não ultrapassa três semanas, você passa a se sentir melhor. E, em três meses, já percebe que tem mais energia". Essa é a sensação que, segundo ele, resulta do controle sobre o destino de nossa saúde.

O grau de dominio que temos sobre nosso organismo está estampado em nossa aparência - e não apenas em nossas células, fibras musculares, neurônios ou hormônios. "A aparência física é o espelho do autocuidado", define o médico Renato Maia Guimarães, presidente da Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria. Obviamente não se trata aqui de uma avaliação de beleza. Devem-se desconsiderar também as intervenções feitas com o intuito de disfarçar a passagem do tempo, como as cirurgias plásticas ou as injeções de Botox. Uma pele sem viço e manchada, por exemplo, pode ser indício de que a pessoa abusa do cigarro, economiza no filtro solar on não toma água em quantidade suficiente. Mas talvez o maior marcador de saúde, no campo das aparências, sejam os dentes. "Quem não cuida da saúde bucal não cuida de vários outros aspectos", diz Guimarães. Além da higiene inadequada, dentes amarelados e manchados podem significar excesso de nicotina ou de açúcar. Dentes muito pequenos podem ter s sido desgastados em crises constantes de ansiedade. Gengivas vermelhas e inchadas podem indicar inflamações decorrentes de um quadro de diabetes malcuidado. Parafraseando o escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900), só os maus médicos não julgam pela aparência.

Embora os conhecimentos da medicina avancem a passos largos e se disseminem num ritmo ainda mais intenso, por que as pessoas têm tanta dificuldade de mudar seus hábitos de vida? "Um dos maiores obstáculos é o desconhecimento sobre o funcionamento do próprio organismo", diz o geriatra Ângelo Bós, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. No livro Você: Manual do Proprietário. pelo menos a metade do conteúdo é dedicada a desvendar alguns dos mitos levados pelos pacientes aos consultórios de Roizen e Oz. A seguir, os mais comuns deles:

Você saberá quando o infarto estiver se aproximando

Cerca de 30% dos infartos são assintomáticos. Ou seja, não causam dor no peito, suor excessivo ou falta de fôlego. "A ausência de sintomas é comum entre os pacientes vítimas de um infarto de pequena proporção ou entre os diabéticos", explica o cardiologista Marcus Malachias. Nesse último caso, o excesso de glicose no sangue danifica os nervos, alterando sua capacidade de conduzir o estímulo da dor.

• Uma artéria com 90% de obstrução é mais perigosa do que uma artéria com 50% de obstrução

O infarto não ocorre someme pelo entupimento arterial. Ele também pode ser causado pelo rompimento das placas de gordura. As placas menores têm consistência mais gelatinosa e, por isso, são mais propensas a se romper. Como são mais enrijecidas, as placas maiores oferecem menos perigo. A obstrução provocada pelo rompimento de uma placa pode acontecer a qualquer momento. A obstrução desencadeada pelo crescimento de placa, por sua vez, é gradual.

Quanto mais caros são os tratamentos dermatológicos, maior é o benefício para a pele do rosto

"Com 70 reais por mês, é possível manter a pele do rosto dez anos mais jovem", diz o dermatologista Adilson Costa,. da PUC de Campinas. É o suficiente para comprar um produto composto de três ingredientes antienvelhecimento básicos: ácido retinoico, fator de proteção solar e substâncias hidratantes.

A desinfornação sobre o funcionamemo do próprio corpo, por mais estranho que pareça, começa na escola. O corpo humano é apresentado aos alunos por meio de explicações excessivamente teóricas e, não raro, superficiais. Tome-se como exemplo o que um estudante de 10 anos aprende nos livros didáticos sobre o coração: "0 coração é um órgão oco. Dentro dele existem quatro cavidades,. duas em cima e duas em baixo. É nessas cavidades que o sangue entra e sai quando é bombeado. As cavidades superiores são chamadas de átrios e as inferiores, de ventrfculos...". Está correto, mas também é...desproviido de coração, por assim dizer. "A informação se torna interessante sobretudo se for relacionada a um contexto", afirma a bióloga Regina Pekelmann Markus, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. No caso do ensino do corpo humano, isso significa associar seus mecanismos à saúde, às doenças, a hábitos de vida. É de criança que se aprende a ficar velho.

• Você conhece o seu corpo?

Para os médicos americanos Mehmet Oz e Michael ROizen, a resposta à pergunnta acima é o primeiro passo para conservar a boa saúde e prolongar a juventude. Eles criaram um teste para medir o grau de conhecimento que cada um tem sobre o funcionamento de seu próprio orrganismo, o QS Quiz (Questionário do Quociente Corporal, em português). A avaliação que começa nesta página tem o mesmo objetivo. De suas 50 questões, 15 foram baseadas no QS Quiz e as demais contaram com supervisão do geriatra Renato Maia Guimarães, presidennte da Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria

1. Qual o melhor lugar para guardar os remédios? 

a) No armário do banheiro
b) No armário da cozinha 
c) Em qualquer lugar (desde que fora do alcance das crianças) longe das altas temperaturas e da umidade e protegido do excesso de luminosidade

2. Dos alimentos abaixo, qual é o grande aliado da boa visão?

a) Abobrinha 
b) Salmão
c) Cenoura

3. Os fotoprotetores com fatores acima de 30...

a)... Fazem muita diferença 
b)...Fazem pouca diferença 
c)...não fazem nenhuma diferença

4. Assinale a afirmação verdadeira:

a) Uma boa higiene bucal tem como principal função prevenir o mau hálito 
b) Uma boa higiene bucal garante não só a saúde dos dentes e das gengivas como também a do coração
c)  As pesquisas mais recentes mostram que escovar os dentes apenas no momento de dormir é mais do que suficiente

5. Qual é o melhor lugar para praticar corrida sem riscos para as articulações?

a) Na esteira
b) Na rua 
c) Tanto faz

6. Qual dos problemas abaixo não é causado, principalmente, pela deterioração das artérias? 

a) Rugas
b) Impotência
c) Diabetes

7. Qual é o sinal mais revelador de que  você pode ter Alzheimer?     

a) Você esquece constantemente onde colocou as chaves  
b) Você não consegue se lembrar do que alguém disse há cinco minutos     
c) Você esqueceu que contou a mesma história para seus colegas de trabalho na semana passada     
       
8. Qual é o melhor tipo de palavras cruzadas para o cérebro?     

a) Aquele que estiver disponível no banheiro  
b) Um que você possa terminar com facilidade     
c) Um que você não consiga terminar   

9. O ronco excessivo é sinal de quê?     
 
a) Você parou de respirar      cê esquece constantemente onde colocou as chaves  
b) Você não consegue se lembrar do que alguém disse há cinco minutos     
c) Você esqueceu que contou a mesma história para seus colegas de trabalho na semana passada     
       
8. Qual é o melhor tipo de palavras cruzadas para o cérebro?     

a) Aquele que estiver disponível no banheiro  
b) Um que você possa terminar com facilidade     
c) Um que você não consiga terminar   

9. O ronco excessivo é sinal de quê?     
 
a) Você parou de respirar     
b) Há algum tipo de obstrução em sua garganta  
c) Você não tem dormido o suficiente   

10. Por que os homens têm mais resistência ao álcool do que as mulheres?     
 
a) Os homens têm mais testosterona 
b) Os homens são maiores     
c) O álcool ingerido pelos homens chega em menor quantidade à corrente sanguínea     
 
11. Onde geralmente ocorre a concepção?     

a) No útero     
b) Nas trompas de Falópio     
c) No motel 

12. Qual é a substância principal responsável pela libido masculina e feminina?  

a) Tequila  
b) Estrógeno 
c) Testosterona   

13. Que alimentos podem aumentar a taxa de fertilidade?

a) Nozes
b) Ostras
c) Qualquer um, desde que seja acompanhado de flores, algumas garrafas de vinho e uma ótima noite numa boate  

14. Qual das afirmativas sobre osteoporose é verdadeira?

a) É a principal causa das fraturas de quadril em mulheres, mas não nos homens
b) Os riscos são menores com a prática de atividades físicas, ingestão de vitamina D e cálcio, tanto em homens quanto em mulheres
c) Causa dores em geral

15. Qual das afirmativas sobre a artrite é verdadeira?

a) Afeta 85% das pessoas acima de 85 anos 
b) Piora quando você estala os dedos 
c) Melhora com a natação

16. Quais são as três melhores formas de atividade física?

a) Exercícios cardiovasculares, musculação e qualquer outro adequado a sua idade e condição física 
b) Caminhada, corrida e natação 
c) Tomar banho conta como atividade física?

17. O que é mais importante durante uma sessão de treinamento com pesos?

a) Que você faça repetições suficientes para que seus músculos fiquem cansados
b) Que você use equipamentos para a prática dos exercícios 
c) Ter uma boa visão do espelho

18. Andar com pesos de 2 quilos nas mãos é...

a)...uma boa maneira de criar músculos e trabalhar o sistema cardiovascular 
b)...muito melhor do que andar com tornozeleiras de 2 quilos
c)...arriscar-se a machucar os ombros

19. O que é pior nas infecções assintomáticas?

a) Podem causar câncer de pâncreas 
b) Podem torná-Io resistente a antibióticos
c) Podem provocar inflamações crônicas nas artérias 

20. Qual das afirmativas a seguir sobre dor nas costas é verdadeira?

a) Origina-se nos músculos pélvicos 
b) Diminui com a ajuda daquelas cintas usadas por pessoas que praticam exercícios ou operários que levantam peso 
c) Pode-se evitá-Ia com exercícios físicos pélvicos e abdominais

21. Quais dessas substâncias estimulam mais a queima calórica? 

a) Chá verde, cafeína e guaraná 
b) Leite, limão e uva 
c) Água, laranja e chá de camomila

22. Qual o nível ideal de pressão arterial?

a) Menos de 13 por 9 
b) Abaixo de 12 por 8 
c) Depende do histórico familiar

23. O que é verdade sobre o açúcar?

a) O máximo de açúcar refinado que se deve consumir por dia são quatro colheres de sopa rasas 
b) Alimentos cozidos são melhores do que os crus para reduzir as taxas de glicose no sangue 
c) Um copo de cerveja eleva o nível de glicose no sangue tanto quanto uma colher de sopa de açúcar

24. O que não é sintoma de derrame cerebral?

a) Unhas arroxeadas 
b) Dor de cabeça forte 
c) Formigamento ou perda de força nos braços e nas pemas

25. O que não é verdade sobre o coração?

a) Os danos de um infarto são irreversíveís 
b) Desilusões amorosas podem desencadear sintomas semelhantes aos de um infarto
c) É o segundo maior órgão do corpo

26. Noites bem dormidas só não ajudam a prevenir:

a) hipertensão 
b) resistência a insulina 
c) osteoporose

27. O que é verdade sobre o repouso ideal?

a) Praticar atividades físicas duas horas antes de dormir ajuda a pegar no sono 
b) Uma boa noite de sono implica sonhar 
c) Beber uma taça de vinho antes de dormir garante uma noite de sono reparador

28. O que se pode fazer para tentar retardar o aparecimento do Alzheimer?

a) Escrever palavras estrangeiras várias vezes, para exercitar a memória visual 
b) Comer pepino, que é bom para a memória 
c) Corrigir a pessoa com lapsos de memória

29. Qual desses alimentos é melhor para prevenir o câncer de próstata?

a) Molho de tomate 
b) Pimentão
c) Tomate cru

30. O que não é verdade sobre dor de cabeça?

a) A ansiedade pode ser um gatilho

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