Dia de Festa


Entenda por que ir e como agir nas festas e nos eventos corporativos que começam a se multiplicar quando o fim de ano se aproxima.

Revista Você S/A - por Deborah Trevizan

Encontros ligados ao trabalho, à carreira e à empresa são boas oportunidades de conhecer pessoas que podem ajudar você em sua trajetória profissional. Tudo bem, nem sempre a disposição e o ânimo colaboram para um encontro de trabalho após o expediente. Por outro lado, esses eventos podem render boas conversas depois de um dia inteiro na frente do computador. "Estreitar relacionamentos e ser lembrado asseguram a presença na memória das pessoas", diz a consultora de imagem Lícia Egger Moellwald. Se você for ao evento representando sua empresa, fica mais importante ainda. Mas, como é sempre nos pequenos detalhes que mora o perigo, é bom prestar atenção aos modos. Confira nossas dicas.

• Cartões de visita

Consultores e executivos concordam que os cartões de visita são parte obrigatória do convívio profissional. Os cartões só não podem ser distribuídos de forma ostensiva, tem que esperar o momento certo, que só o bom senso vai indicar. Andre Raduan, presidente da Amway, empresa de produtos de higiene e cuidados pessoais, dá uma dica: "Guarde os cartões de visita no bolso direito do paletó e no esquerdo guarde os que recebe. Assim, não tem erro".

• Criticar, nem pensar

Não faça comentários depreciativos sobre o lugar, sobre o que esstá sendo servido ou sobre os convidados. Faça o estilo agradável, mesmo que tudo não seja como você esperava. Falar mal de um cliente para outro, ou de colegas de trabalho para terceiros, pega muito mal para sua imagem.

Networking

Esses eventos podem ser excelentes oportunidades para ampliar o networking e ficar por dentro de quem está entrando ou saindo do mercado. Ouvir pessoas e trocar ideias pode ser valioso para quem quer ampliar as perspectivas. "Todos que se encontram num evento estão predispostos a fazer networking", diz Marcos Haniu, headhunter da Authent.

• Deixe o bate-papo para depois

8e encontrar um amigo, o melhor é marcar outro lugar para colocar o papo em dia. É hora de circular e mostrar que voce esteve lá.

• Evite grudar nas pessoas

Ou seja, monopolizar alguém e querer contar tudo sobre sua carreira, seus resultados, seus negócios, sua empresa, agendar visita, tomar cafezinho, perguntar se pode mandar um portfólio da empresa ou o seu currículo. "É improdutivo, nada agradável e deixará uma imagem negativa", diz o headhunter Marcos Haniu.

• Não dê vexame

Nada de exagero com as bebidas. Um copo ou uma taça e o limite. Cada um sabe até onde ir, mas e melhor evitar fazer cenas desagradáveis.

• Circulando

Nesses eventos, apesar de ser fora da empresa, todos os interesses devem estar voltados para o trabalho e nem sempre é aconselhável falar apenas com quem você já conhece ou gosta, por ter afinidades profissionais ou pessoais. É sempre bom lembrar que no evento profissional você representa a empresa, e não a si mesmo. Por isto, o segredo ê circular, interaglr com todos.

• Roupa ideal

Se não estiver descrito no convite, pergunte qual e o traje. E, na dúvida, se você é um executivo, vá de terrno e gravata. Pois, se o evento não for tão formal, e mais fácil de corrigir. E, para as mulheres, valem as dicas de sempre: nada de decotes, fendas, transparências, cores e estampas em excesso.

    Oratória

    Preencha aqui seus dados

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus