Entenda por que ir e como agir nas festas e nos eventos corporativos que começam a se multiplicar quando o fim de ano se aproxima.
Revista Você S/A - por Deborah Trevizan
Encontros ligados ao trabalho, à carreira e à empresa são boas oportunidades de conhecer pessoas que podem ajudar você em sua trajetória profissional. Tudo bem, nem sempre a disposição e o ânimo colaboram para um encontro de trabalho após o expediente. Por outro lado, esses eventos podem render boas conversas depois de um dia inteiro na frente do computador. "Estreitar relacionamentos e ser lembrado asseguram a presença na memória das pessoas", diz a consultora de imagem Lícia Egger Moellwald. Se você for ao evento representando sua empresa, fica mais importante ainda. Mas, como é sempre nos pequenos detalhes que mora o perigo, é bom prestar atenção aos modos. Confira nossas dicas.
• Cartões de visita
Consultores e executivos concordam que os cartões de visita são parte obrigatória do convívio profissional. Os cartões só não podem ser distribuídos de forma ostensiva, tem que esperar o momento certo, que só o bom senso vai indicar. Andre Raduan, presidente da Amway, empresa de produtos de higiene e cuidados pessoais, dá uma dica: "Guarde os cartões de visita no bolso direito do paletó e no esquerdo guarde os que recebe. Assim, não tem erro".
• Criticar, nem pensar
Não faça comentários depreciativos sobre o lugar, sobre o que esstá sendo servido ou sobre os convidados. Faça o estilo agradável, mesmo que tudo não seja como você esperava. Falar mal de um cliente para outro, ou de colegas de trabalho para terceiros, pega muito mal para sua imagem.
• Networking
Esses eventos podem ser excelentes oportunidades para ampliar o networking e ficar por dentro de quem está entrando ou saindo do mercado. Ouvir pessoas e trocar ideias pode ser valioso para quem quer ampliar as perspectivas. "Todos que se encontram num evento estão predispostos a fazer networking", diz Marcos Haniu, headhunter da Authent.
• Deixe o bate-papo para depois
8e encontrar um amigo, o melhor é marcar outro lugar para colocar o papo em dia. É hora de circular e mostrar que voce esteve lá.
• Evite grudar nas pessoas
Ou seja, monopolizar alguém e querer contar tudo sobre sua carreira, seus resultados, seus negócios, sua empresa, agendar visita, tomar cafezinho, perguntar se pode mandar um portfólio da empresa ou o seu currículo. "É improdutivo, nada agradável e deixará uma imagem negativa", diz o headhunter Marcos Haniu.
• Não dê vexame
Nada de exagero com as bebidas. Um copo ou uma taça e o limite. Cada um sabe até onde ir, mas e melhor evitar fazer cenas desagradáveis.
• Circulando
Nesses eventos, apesar de ser fora da empresa, todos os interesses devem estar voltados para o trabalho e nem sempre é aconselhável falar apenas com quem você já conhece ou gosta, por ter afinidades profissionais ou pessoais. É sempre bom lembrar que no evento profissional você representa a empresa, e não a si mesmo. Por isto, o segredo ê circular, interaglr com todos.
• Roupa ideal
Se não estiver descrito no convite, pergunte qual e o traje. E, na dúvida, se você é um executivo, vá de terrno e gravata. Pois, se o evento não for tão formal, e mais fácil de corrigir. E, para as mulheres, valem as dicas de sempre: nada de decotes, fendas, transparências, cores e estampas em excesso.