Emagreça sem milagres


Para emagrecer neste verão, mude hábitos alimentares e fuja das dietas da moda. Elas podem diminuir sua energia e afetar a produtividade no trabalho.

Revista Você S.A. - por Roberta Queiroz

Assumir a vaidade e fazer algum esforço para perder quilos no verão não é nenhum problema. Mas antes de entrar em uma dieta qualquer, daquelas milagrosas que prometem fazer a pessoa perder muito peso em pouquíssimo tempo, torne cuidado. É preciso preservar uma proporção mínima dos tipos de nutrientes que nosso corpo gasta diariamente. Ou seja, um bom equilíbrio entre proteínas, encontradas em leguminosas, laticínios e carnes, carboidraatos, que vêm de massas, frutas e amidos (prefira pães e massas integrais), e gorduras tiradas de óleos vegetais, como azeite de oliva e óleo de milho.

Entre as mais comuns do momento estão as dietas baseadas em proteínas, inspiradas nos mandamentos do Dr. Atkins, médico norte-americano que ficou famoso nos anos 80 e que sugeriu reduzir drasticamente o consumo de carboidratos. Esse tipo de dieta pode fazer você perder peso, mas gera também cansaço e mal-estar por reduzir a quantidade de energia disponível para as tarefas diárias. "A opção ideal deve ser balanceada, com 55% de carboidratos, de 15% a 20% de proteínas e menos de 30% de gordura", diz Marcio Mancini, endocrinologista do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. "Os regimes que cortam completamente os carboidratos e liberam o consumo de proteínas causam mau humor. E testes neurocognitivos mostram que há uma redução no desempenho da atenção e da memória de quem adota esse tipo de dieta", diz Mareio.

Mágica, todo mundo sabe, não existe. O melhor é emagrecer com calma enquanto se faz uma mudança nos hábitos alimentares. "Métodos radicais de emagrecimento podem causar a falta de minerais e vitaminas importantes para o funcionamento normal do organismo", diz o endocrinologista Daniel Lerario, do Hospítal Israelita Albert Einstein, de São Paulo. O melhor, sempre, é ter o acompanhamento de um médico ou de um nutricionista. E unir o regime a atividades físicas, que irão acelerar a perda de peso e dar energia para você passar bem o dia. Veja quais são as principais dietas da moda, o que elas prometem e quais danos podem causar à saúde.

  • Método nutricional Atkins

    Está em alta há alguns anos e sempre volta à tona no verão. Libera o consumo de proteínas e gorduras e restringe quase totalmente os carboidratos. A teoria é que, com essa restrição, o metabolismo troca o uso de glicose - que vem do carboidrato - como combustível pela queima de gordura. Assim, o organismo passaria a usar a gordura armazenada no próprio corpo e aceleraria a redução de peso.

    Riscos: O carboidrato é o combustivel do organismo. Sem ele vocé fica sem energia e mal-humorado. "O consumo exagerado de proteinas e gorduras pode causar sérios danos à saúde", diz Daniel, do Einstein. Problemas do coração e aumento do colesterol são alguns desses males. A dieta também diminui a quantidade de vitaminas e sais minerais, que pode levar à queda de cabelo e problemas de pele.

  • Dieta da Sopa

     

    Esse método popular para emagrecer tem poucas calorias, mas é desbalanceado. Nele, as refeições são sempre de um tipo de sopa de legumes, em que o repolho é predominante.

    Riscos: Apesar de conter boa quantidade de vitaminas, minerais e fibras alimentares, por causa dos vegetais, a dieta é pobre em proteínas, gorduras e carboidratos. Pode levar a pessoa à perda de massa muscular, e não de gordura, o que não causaria um emagrecimento saudável. Também pode provocar fraqueza e dor de cabeça. É mais uma forma milagrosa de emagrecimento.

  • Dieta da lua

    É mais uma forma milagrosa de emagrecimento. Nessa dieta, a pessoa deve ingerir somente líquidos por 24 horas durante cada mudança de fase da Lua.

    Riscos: "Causa a perda de líquidos e músculos", diz Mariana Del Bosco. O ideal é perder gordura. sem deixar de consumir carboidratos, proteinas. frutas, que têm vitaminas e sais minerais necessários para a boa disposição no trabalho.

  • Dieta de South Beach

    Desenvolvida pelo cardiologista Arthur Agatston, na Flórida, nos Estados Unidos, onde está a praia que dá nome à dieta. É similar à de Atkins, já que incentiva a pequena quantidade de carboidratos e o consumo de proteínas. Libera uma reduzida quantidade de carboidratos e frutas.

    Riscos: Não equilibra alimentos necessários ao funcionamento normal do organismo", afirma a nutricionista Mariana Del Bosco, de São Paulo.

    www.vocesa.com.br

    • Administração do Tempo

      Preencha aqui seus dados

    © Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus