Conheça as dúvidas mais comuns sobre comportamento no trabalho e etiqueta corporativa.
Revista Você S/A - por Célia Leão
É interessante como algumas questões sobre etiqueta são recorrentes. Selecionei algumas que acho que valem ser compartilhadas. Confira.
Meu telefone celular tocou no meio de uma reunião. Atendo, desligo, me finjo de morto?
Trate de atender, dizer alô e um momento, pedir licença e voar para fora da sala de reuniões. E, ao retornar, não se esqueça de desligar seu telefone.
Ganhei um presentaço de um fornecedor e minha empresa tem uma política que proíbe isso. O que faço?
Agradeça enormemente pelo gesto e pelo bom gosto desse fornecedor. Diga também a ele que a política de relacionamento e o código de ética de sua empresa proíbem que aceite presentes de fornecedores e parceiros de negócios. E devolva o presente. Nem pensar em dar um jeito. Jamais deixe a ética de lado em relações com fornecedores. Isso é ser chique!
O que fazer quando um colega tem mau hálito?
Se você tiver intimidade com esse colega, convide-o para um café ou para outra situação em que vocês possam ter privacidade e fale francamente com ele. Se o motivo não for caso para médico, sugira opções que possam ajudá-lo.
Acabei me apaixonando por um colega da empresa. O que fazer?
Se a política de sua organização permite relacionamentos afetivos dentro do ambiente profissional, só posso lhe desejar felicidades e alguns conselhos: 1. Pense sempre que o relacionamento pode não durar para sempre e que você vai ter de conviver civilizada e produtivamente com essa pessoa; 2. Nem pensar em se isolar do convívio com outros colegas nos momentos de folga de vocês - namorem à noite; 3. Exceto se a intenção de vocês dois for a demissão por justa causa, esqueçam os agarrões e os beijos nas escadas e nos corredores. Se porventura a política de sua empresa não permitir relacionamentos, vocês têm sempre a possibilidade de se recolocar em outra companhia.
O que fazer quando o colega da mesa ao lado fala alto demais ou usa o viva-voz do telefone de maneira equivocada?
Chame o colega barulhento e sem noção e peça a ele que faça uso do viva-voz quando isso for necessário e que seja mais contido, já que o excesso de entusiasmo dele está interferindo em sua produtividade e em sua concentração. Caso ele persista, transfira para seu chefe a resolução desse problema ou peça transferência de lugar, se for possível.