Faça de sua carreira um sucesso


Não espere que a empresa planeje seu futuro. Veja como fazer o seu próprio plano de desenvolvimento profissional

Revista Você S/A - por César Souza*

Você pretende se tornar o presidente da empresa? Não espere que um headhunter bata à sua porta com o cargo dos seus sonhos na manga. Você já é o presidente da sua vida. Por isso mesmo, está mais do que na hora de traçar um plano de negócios para sua carreira e fazer dela um sucesso. Você é um craque ao cuidar dos projetos da empresa onde trabalha, certo? Pois seja pelo menos tão bom ao gerenciar o seu projeto de vida e carreira. Você provavelmente já preparou algum tipo de plano de negócios para um novo produto ou empreendimento que sua empresa está analisando. No mínimo, já leu ou assistiu à apresentação de um plano como esse, preparado por um colega. Chegou a hora de preparar o plano de negócios mais importante de todos com os quais já se envolveu até hoje: o da sua carreira.

  • Pense diferente

O primeiro passo é mudar sua forma de pensar. Não adianta fazer um exercício mecânico. Você tem de colocar sua alma nesse projeto. Para isso, saia da zona de conforto que construiu nos últimos anos. Entenda que você é o responsável por sua carreira. Esta década será lembrada no futuro como o início de uma revolução, o momento em que um grande número de pessoas reassumiu as rédeas de seu destino, que havia sido de certa forma delegado à empresa, ao governo, à igreja ... Nesse novo cenário, a primeira regra é fugir do convencional. Faça diferente. Se você tem tido sucesso e se acostumou a pensar e a fazer as coisas da mesma forma nos últimos oito ou dez anos, saiba que isso não garante o seu futuro. O maior inimigo do sucesso é o próprio sucesso, que acaba fazendo você se acomodar.

Outra forma de pensar que pode ajudar muito seu posicionamento estratégico no mercado de trabalho: a empregabilidade está na floresta e não na árvore. Ou seja, suas opções não se limitam à empresa onde trabalha nem à concorrência. Amplie seus horizontes. As oportunidades podem estar nos distribuidores dos produtos de sua empresa, em algum parceiro ou fornecedor estratégico. Até mesmo em uma lacuna na cadeia de valor do negócio, onde você poderia montar sua própria empresa e prestar serviços para o atual empregador. Para identificar e abrir essas possibilidades, você precisa responder a uma pergunta decisiva: onde quer estar daqui a cinco anos? Já visualizou o futuro que gostaria de inventar? A maioria das pessoas gasta boa parte do tempo pensando no passado e se vangloriando dos seus acertos. Outra grande parte do tempo é usada para justificar o presente: os desafios que vivem e as metas a alcançar até o final do ano. Por causa disso, muitos profissionais acabam dedicando pouquíssimo tempo para construir o futuro. É fundamental perceber que o importante não é de onde você veio, nem onde está, mas aonde você quer chegar.

Nesse processo de autoconhecimento e planejamento, tenha a coragem de dizer não. Estratégia é a arte de fazer escolhas. A partir delas, será mais fácil definir uma plano de ação, com cronogramas e metas intermediárias. Para conquistar o que você deseja daqui a alguns anos, é preciso pensar nas escalas até lá. E, seja qual for o seu objetivo, lembre-se de que ele só vale quando você age com integridade. Esse é um valor essencial para os profissionais de sucesso. E deve vir acompanhado de um grupo de competências que também fazem a diferença entre os vencedores e os fracassados: determinação, velocidade, foco, criatividade, relacionamento e "clientividade" interna e externa, ou seja, a habilidade de tratar todos os profissionais ligados a você como clientes.

*Presidente da Empreenda, consultor de empresas, palestrante e autor, entre outros, de Você É do Tamanho de Seus Sonhos (Ed, Gente).

    Administração do Tempo

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