Mais energia o dia inteiro


Dê conta de todas as demandas profissionais e pessoais sem ficar morto de cansaço no fim do dia.

Revista Você S.A. - por Márcia Rocha

Um atleta de elite treina muito e participa de poucas competições. Já um executivo treina pouco e compete o tempo inteiro. É mais ou menos essa comparação que o psicólogo americano Jim Loehr fez para criar o Corrporate Athlete - ou atleta corporativo -, programa que traz os conceitos do treinamento dos atletas de alta performance para o mundo executivo. A idéia de Jim está sendo implantada globalmente pela americana Procter & Gamble. "Os funcionários se sentem melhor no fim do dia", diz Marcela Pereira, gerente de RH na área de talentos.

A empresa pretende adotar o treinamento nos 140 países onde atua, para todos os níveis funcionais. No Brasil, "as aulas" começaram no mês passado. "Primeiro, vamos treinar vamos treinar diretores e gerentes. Depois, eles mesmos vão passar os conceitos para os outros até chegarmos ao pessoal da fábrica", diz Carrlos Relvas, diretor de RH da P&G no Brasil e um dos multiplicadores do programa por aqui. O segredo do treinamento é ensinar as pessoas a gerenciar melhor sua energia atuando em quatro dimensões: física, mental, emocional e espiritual.

Na verdade, as dicas do Atleta Corporativo não têm nada de excepcional - elas incluem coisas triviais, como não pular o café da manhã, visualizar como vai ser o dia e ter uma missão na vida. Mas quem já passou pelo treinamento diz que o conjunto da obra é que garante o resultado. Veja abaixo algumas recomendações que a Procter está disseminando entre o seu time:

1 - Dimensão Física: Cuide do seu corpo

- Não pule o café da manhã. Ir em jejum para o trabalho é o mesmo que fazer uma prova de corrida com a barriga vazia.

- A medida é a palma da sua mão. Bastam cinco mãos para encher seu prato: uma mão de arroz, outra de feijão, duas de salada e mais uma de carne.

- Use a regra do 80/20 para balancear sua alimentação: 80% de alimentos que você precisa (frutas, verduras, carne etc.) e 20% do que você gosta (vinho, doces etc.).

- Tome água. Não espere a sede chegar.

2 - Dimensão emocional: Controle seus sentimentos

- Conte ate 10 antes de revidar aquela "fechada" que você levou no trânsito. Lembre-se que uma explosão de raiva representa um grande desgaste energético. Portanto, não vale a pena.

- Evite sentimentos ruins. O alto desempenho vem sempre acompanhado de emoções positivas. Fuja dos sentimentos ruins. Procure se concentrar apenas em bons pensamentos e lembranças. E se esforce para não guardar rancor de alguém ou de alguma situação.

3 - Dimensão Mental: Gerencie sua cabeça

- Aprenda a visualizar o seu dia logo cedo, para identificar quando precisará ter mais pique. Assim, você se prepara e reserva mais energia para essas situações.

- Mantenha o foco. Fazer tudo ao mesmo tempo é a melhor maneira de desperdiçar energia. É claro que há situações em que é possível se dividir, como checar a caixa de e-mail e atender o telefone. Mas há situações mais "nobres", como conversar com alguém da sua equipe, que exigem atenção total de sua parte.

4 - Dimensão Espiritual: Siga a sua missão

- Pense no que você quer ser do ponto de vista pessoal e profissional. Todas as outras dimensões da sua vida devem estar alinhadas com esse plano. Foi isso o que ajudou Marcela Pereira, da P&G, a se exercitar com mais freqüência. "Fazer ginástica vai me manter saudável, algo que faz parte do meu projeto de vida", diz.

- Leve a sério sua agenda pessoal. Se você não falta ao trabalho sem um bom motivo, deve agir da mesma maneira em relação a seus compromissos pessoais.

    Administração do Tempo

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