O código do consumidor de coaching


Foi selecionado um treinamento? Entenda o que seu instrutor pode, ou não, fazer por você.

Revista Você S/A - por Luciane Crippa

O coaching está na moda. E se você é, ou pretende ser, um executivo, certamente participará de um treinamento que aplica essa técnica de aprimoramento de desempenho. O coaching ganhou força nos últimos anos porque as empresas entenderam que investir nos melhores profissionais dá mais resultado do que promover treinamento em massa. Como existe alta demanda por coaching, a oferta também aumentou muito nos últimos anos. E aí está o problema. Muita gente se aventura a oferecer coaching, mesmo sem compreender os conceitos da técnica. Para ter uma idéia, é possível sair com um certificado de coach após cursos que duram a partir de 40 horas - mesmo que a pessoa não reúna competências básicas para o serviço, como experiência no assunto. As próprias empresas falham na compreensão do tema e, muitas vezes, contratam profissionais desqualificados para ensinar seus executivos. Por isso, listamos algumas atividades que o coach pode - ou não - entregar para você durante um treinamento. A propossta é orientá-lo sobre o que exigir e cobrar do seu coach. E ainda mostrar o que você pode ganhar com o processo. Confira.

  • Reflexão de carreira

"O bom coach é aquele que sabe fazer as perguntas certas, que instiga o profissional a pensar", explica Mariá Giuliese, diretora executiva da Lens & Minarelli, empresa de recolocação de executivos de São Paulo. O instrutor precisa estar disposto a ouvir o seu caso antes de começar a lhe dar feedback. Se o profissional vier com idéias prontas, solicitando que você decore uma lista de procedimentos, tome cuidado. Essa atitude não está levando em conta o seu caso específico.

  • Não espere do seu coach

Terapia - O coach pode tocar em questões familiares, desde que para descobrir o que está atrapalhando a sua atuação profissional. O que o coaching visa a melhorar
é o seu desempenho. Se o processo trouxer algo bom para a sua vida pessoal, e um efeito colateral positivo

Respostas prontas - O coaching e mais um processo de reflexão, de apontar os caminhos do autoconhecimento ao profissional. Não espere que o instrutor tome as decisões por você.

  • Mudança de comportamento

Como método, o coach é baseado na simulação de situações do cotidiano. A idéia é aprender pelo exemplo e pela repetição. "Atendi um profissional que tinha dificuldade de se colocar em público. Nos encontros, simulávamos reuniões. Ele treinava e íamos apurando a técnica", diz Marisabel de Souza Prado Ribeiro, diretora de desenvolvimento da Right Management, consultoria de São Paulo. Verifique se o profissional que conduzirá seu coach tem experiência naquela sua competência que ele se propõe a melhorar. Sem vivência, ele será incapaz de ensinar pelo exemplo.

  • Tratamento justo

Para a relação entre instrutor e executivo funcionar, é preciso haver isenção. Quando uma empresa aponta um outro funcionário como coach, fica mais complicado isso acontecer. Embora não exista regra definida, um coach externo tem mais capacidade de manter o distanciamento crítico e emocional. Roberto Martins, de 33 anos, é diretor de operações da Arcon, empresa de TI que presta serviços a clientes como Embratel, Petrobras e TIM. Há cerca de dois meses ele está em um processo de coaching, aplicado por um coach externo, e já vê resultados. "Consegui verifiicar, por exemplo, qual é o meu perfil de líder, o que falta para que eu seja um gestor completo", conta Roberto Martins.

  • Será dinheiro jogado fora se ...

... uma relação de confiança não se estabelecer entre você e o coach. "Já soube de um caso em que o coach fazia um relatório do que era tratado na reunião com o executivo para o RH da empresa", revela Mariá. Isso vai contra a ética da profissão. O que o executivo e o coach tratam é confidencial.

... você ficar fechado como uma ostra. Nem sempre o coach deve ser responsabilizado pelo fracasso do processo. "A pessoa tem de estar aberta para falar e receber opiniões", diz Marisabel, da Right. Se o executivo não se sente pronto, é melhor jogar limpo do que fazer a empresa perder tempo e dinheiro.

  • Desenvolvimento de competências

A fim de melhorar o trabalho, o coach pode ainda pedir para ver as avaliações de desempenho do profissional. E, a partir daí, dar orientações para você desenvolver capacidades comportamentais que não estão previstas no contrato de treinamento, mas que são importantes para você evoluir na carreira. De modo geral, o coach diminui a distância entre o problema e a solução.

  • Atenção personalizada

Diferentemente de um treinamento de RH, o coaching é um processo individual. Por issso consegue focar no ponto fraco do executivo. Por ser uma reunião entre duas pessoas, o profissional fica à vontade para se abrir e conversar sobre suas dificuldades. Entre as confus&oti ilde;es conceituais existentes no mercado, está a de que é possível fazer coach em grupo, o que não é recomendado por reduzir a atenção dada ao profissional.

  • Foco no resultado, mas cuidado com o método

Tome cuidado com quem oferece resultados muito rapidamente. Algumas empresas realizam processos intensivos com várias sessões concentradas em semanas, o que não é recomendado. Também fique atento a processos que estendam por períodos muito longos. "Em cerca de três a quatro meses, ou 12 sessões, o coaching tem que apresentar resultado", adverte Villela Da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, entidade que treina e certifica profissionais da área. Por resultado, entenda-se: o profissional supera a dificuldade e começa a gerar a receita que a empresa quer. 

  • O que é coaching?

Em geral, o coaching executivo é oferecido em um momento de transição, como uma promoção ou mudança de área. A idéia é trabalhar uma competência que o novo momento exige. "O coach trabalha um déficit do profissional", diz Marisabel, da Right. O processo pode ajudar a desenvolver uma competência técnica, mas na maioria das vezes a proposta é mudar um comportamento, como a capacidade para administrar conflito ou dar feedback.

Fábio Neves, de 32 anos, diretor executivo de marketing e serviços da Xerox, que tem sede no Rio de Janeiro, recebeu um coaching para uma gerência regional. O objetivo era ensiná-lo a liderar equipes. Em dois anos, o bom desempenho de Fábio levou sua área a ganhar importância nos negócios da Xerox, aumentando o faturamento da companhia em nove estados. "Aprendi a conquistar a confiança das equipes", diz Fábio Neves.

    Oratória

    Preencha aqui seus dados

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus