O dever do líder


Felicidade e motivação também dependem do gestor.

Revista Você S/A - por felipe Westin

Trabalho com gestão de pessoas há mais de 20 anos. Nos últimos meses, percorrendo empresas e conver­sando com colegas da área de recursos humanos, per­cebi que as organizações estão totalmente estressadas. Comecei a refletir sobre por que isso está acontecen­do. Sempre houve pressão por resultado, portanto es­sa não é a explicação. Então, compreendi que a ques­tão está relacionada ao estilo da liderança e à cultura criada na empresa pelos gestores.

Até bem pouco tempo, eu acreditava que os velhos chefes, aqueles que ficaram conhecidos como baby boomers, os nascidos após a Segunda Guerra Mundial, seriam altamente prejudiciais ao desenvolvimento das organizações. Isso porque eles foram educados de acordo com os antigos preceitos da administração, que exige resultados e ape­nas eles. Hoje vejo que são os jovens líderes, mas que pensam como dinossauros, que estão fazendo muitos estragos nas organizações. Os líderes que estão ascen­dendo ao poder são irascí­veis, acham que sabem tu­do, são eternos insatisfei­tos e não se importam com as pessoas, mas somente com os números. O pior é que muitos desses gestores apresentam bons resultados no curto prazo e, por is­so, mantêm seu alto posto.

Sou contratado por organizações para ajudá-Ias com o engajamento e a retenção de seus talentos. Quando estou na recepção, começo a perceber o ambiente da empresa. Pessoas tristes e sisudas passam por mim, como se fossem zumbis. Não precisa nem fazer uma pesquisa de clima, é visível que os funcionários estão desmotivados, impera o presenteísmo. E o mais curio­so é que a alta gestão nem se dá conta.

Enquanto os "chefes mamutes" estiverem por aí, não há como fazer uma gestão de pessoas voltada para o re­sultado, porém, com qualidade de vida. Afinal, como imaginar pessoas motivadas e felizes num ambiente atrasado e conservador? Está na hora de as empresas darem um chega pra lá em seus líderes que pensam co­mo dinossauro. Só assim é possível mudar. 

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus