As novas toonologas, a dinâmica acelerada do mercado e a guerra por talentos estão criando oportunidades e mudando a forma de pensar a carreira. Se você ainda não percebeu, está atrasado.
Revista Você S/A - por Renata Avediani
O paulista Gustavo Reis, de 28 anos, já trabalhou em sete empresas diferentes desde que se formou em publicidade, em 2003. Passo a passo, ele foi intencionalmente colecionando experiências variadas. Acabou percorrendo, em oito anos, todas as áreas possíveis de sua profissão. "Essas experiências valorizaram meu passe", diz. "Não planejei tudo isso de forma estruturada, mas a trajetória que eu trilhei não foi por acaso", completa. Diretor de mídia da agência de publicidade McCann Erickson, ele poderia estar satisfeito por ocupar uma posição de destaque em uma empresa global. Mas Gustavo pensa em desenvolver atividades diferentes das que ele realiza na McCann. Além do trabalho na agência, ele trilha uma carreira de professor. Já deu aulas na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo. Parou para fazer mestrado, mas ainda dá aulas em cursos de curta duração. "Para ser um professor bem conceituado lá na frente, sei que preciso ter experiência e ser conhecido no meio", diz. "Estou me preparando para isso desde já."
Trajetórias como a de Gustavo estão se tornando cada vez mais comuns, principalmente entre os mais jovens que começam a galgar posições de liderança nas empresas. Se por um lado essas histórias profissionais causam certo desconforto (afinal, são sete empresas em oito anos e Gustavo já é diretor e nem tem 30 anos), elas são ernblemátícas, pois materializam o que acadêmicos e pesquisadores do mercado de trabalho vêm afirmando há três décadas. "O emprego estável, em grandes empresas, já era. A carreira média vai consistir de duas ou três ocupações com meia dúzia ou mais de chefes." Quem diz é Tom Peters, escritor de livros de gestão e negócios, que vem batendo nessa tecla há 20 anos, sem que a maioria das pessoas lhe dê ouvidos.
O especialista em cultura organizacional Edgar Schein prega que pensar a carreira de forma linear e vertical, de olho na cadeira do presidente, é tão antigo quanto o próprio conceito de organograma. "O movimento [e, poderíamos acrescentar, o crescimento] profissional ocorre em linhas horizontais", defende Schein no livro Identidade Profissional, de 1996 - veja bem, há 14 anos. Se alguém duvida que isso acontece hoje, basta olhar os programas considerados modernos da cervejaria AmBev, com sede em São Paulo. Lá, há uma prática comum de os profissionais trabalharem em projetos específicos dentro de áreas distintas. "É importante mudar de projetos e setores para aprender coisas novas, porque as empresas e o mercado mudam o tempo todo", diz Thiago Porto, gerente de desenvolvimento da empresa.
• Uma nova lógica
As mudanças pelas quais os profissionais e o mercado de trabalho vêm passando subvertem a lógica de que o salário é a coisa mais importante - até mesmo a AmBev,
que adota um modelo agressivo de remuneração em troca de dedicação quase que exclusiva ao trabalho, já entendeu isso e há alguns anos está reformulando suas práticas de gestão de pessoas. "Está cada vez mais claro que é um erro acreditar que o dinheiro decide tudo. As pessoas ainda são guiadas pelo interesse próprio, mas não quer dizer que ele seja monetário. Pode ser por reputação, atenção, expressão, respeito, sentido de comunidade", diz o físico e jornalista inglês Chris Anderson no livro A Cauda Longa, de 2007.
Embora possa chocar, essa nova visão é muito mais uma evolução do que uma revolução. Justamente pelo fato de que todas essas transformações vêm sendo previstas desde os anos 70 do século passado, observa o professor Thomas Malone, da escola de negócios Sloan, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e autor do livro O Futuro dos Empregos (Harvard Business School Press). "A diferença é que essas coisas, agora, estão acontecendo", diz Thomas na entrevista. Isso faz com que a ideia de crescimento, experiência e sucesso profissional não se resuma a salário, diploma e cargo.
Por trás dessa transformação, há fatores como a evolução da tecnologia da informação, o enxugamento das empresas e a terceirização, que deixaram na mão do profissional a responsabilidade pela sua qualificação. Tudo isso reduziu a previsibilidade da carreira e aumentou a competição no mercado de trabalho, o que obrigou os profissionais a se reavaliarem constantemente e a investir em suas carreiras de modo continuado. "Os profissionais não vendem mais para as empresas só o seu trabalho, mas seu portfólio de competências", diz o professor Antônio DeI Maestro Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O que existe de mais novo é que a geração de profissionais abaixo dos 30 anos já chega com essa mentalidade e traz outras novas questões ao mercado de trabalho. "Os jovens de hoje ficam em uma empresa pelo projeto que ela oferece, e não pela marca. Por isso eles vestem, sim, a camisa da empresa, mas por cima da sua", diz
a consultora Stella Angerami, sócia diretora da Counselling by Angerami, empresa de aconselhamento de executivos de São Paulo.
Além disso, novas op portunidades de trabalho surgem constantemente. "Tenho dificuldade de ajudar as pessoas a gerenciar a carreira na empresa, porque muitas das funções que elas ocupam ainda não têm nome ou sofrem alguma alteração com muita frequência", diz Marcelo Marzola, presidente da Predicta, consultoria que analisa campanhas publicitárias na internet, com sede em São Paulo. "Com o avanço das tecnologias, muda não só a velocidade com que as coisas acontecem, abrem-se novas possibilidades de atuação e criam-se novos hábitos e novas formas de pensar a relação com o trabalho", diz o professor Joel Dutra, da Fundação Instituto de Administra ção (FIA), de São Paulo.
• Rasgue o Pano Velho
A ideia do planejamento de carreira de longo prazo está superada. Em seu lugar, entrou uma visão de ciclos de carreira curtos, que acabam cedo, mas projetam o profissional para o próximo ciclo. "Não dá para pensar a carreira como uma só, mas é preciso criar condições de autonomia e crescimento para desenvolver o começo, a evolução e o pós-carreira", diz José Augusto Minarelli, sócio da empresa de recolocação profissional Lens & Minarelli. Para funcionar nesse ambiente, o profissional deve avaliar constantemente suas possibilidades de atuação hoje e no futuro - e se preparar. São necessários uma boa dose de autoconhecimento, acompanhamento constante do mercado e ter um olhar mais estratégico sobre sua carreira.
É o que faz Gustavo, da McCann. Em oito anos de carreira, ele passou por sete empresas diferentes, todas no ramo publicitário. Passo a passo, foi procurando colecionar experiências variadas. Acabou percorrendo todos as áreas possíveis da profissão: trabalhou em anunciante (Tecnisa), em veículo (IG), em consultoria (Predieta) e, por fim, chegou à agência. Com essas movimentações, Gustavo se fortaleceu profissionalmente e se tornou conhecido nesse mercado. "Ele é um profissional que investe na carreira, sabe aonde quer chegar e está construindo esse caminho", diz Romeo Busarello, diretor de marketing da construtora Técnica, de São Paulo, e ex-chefe de Gustavo.
• Você trabalho por quê?
No ano passado, o professor Antônio DeI Maestro, da UFMG, refez uma pesquisa, inicialmente realizada em 2005, sobre a relação entre trabalho e vida pessoal com 1500
executivos. Na primeira edição, o estudo mostrava que, mesmo com práticas de gestão muito modernas nas organizações, salários altos e acesso a tecnologias de ponta, os profissionais estavam cada vez mais insatisfeitos. Em 2009, o levantamento foi refeito e os dados devem sair neste ano. Mas, de acordo com o professor, já foi possível notar que a preocupação em combinar trabalho e estilo de vida aumentou. "Os profissionais estão mais conscientes e preparados para colocar isso em prática",
diz DeI Maestro.
As próprias empresas começaram a perceber que, para reter os melhores profissionais, é necessário oferecer mais que bônus polpudos, uma agenda de treinamentos intensa ou garantia de crescimento rápido. A Natura é um exemplo disso. Para escolher a turma de 35 trainees que ingressaram na companhia no mês passado, a fabricante de cosméticos fez um processo de seleção sem divulgar seu nome. Até um estágio avançado do recrutamento, os candidatos só conheciam a missão e os va
lores da empresa. O objetivo era selecionar pessoas que se identificassem com eles. Os filtros usuais curso de graduação, nome da faculdade e domínio de idiomas - foram eliminados. O número de inscritos caiu de 40 000 para 12 000. "Queremos que a empresa contribua para a mudança do planeta e, para isso, precisamos de gestores que também tenham esta inquietação", diz Marcelo Cardoso, vice-presidente de desenvolvimento e sustentabilidade da Natura. "Com este modelo novo de seleção, conseguimos identificar isso com mais clareza nos candidatos." Um dos selecionados foi o biólogo Bruno Luiz de Oliveira, de 23 anos. Apesar da pouca experiência, Bruno já traz na bagagem essa nova maneira de pensar a carreira. Em primeiro lugar, ele escolheu a Natura pelos valores da companhia. Em segundo lugar, o trainee acredi ta que a Natura oferece a ele a possibilidade de realizar um desafio pessoal: ajudar a empresa a estreitar o relacionamento com as universidades. "Quero contribuir com o negócio e, de alguma forma, melhorar a vida das pessoas", diz. A história de Bruno revela ainda uma outra mudança no mercado de trabalho. As
empresas passaram a valorizar profissionais que antes só tinham espaço no meio acadêmico, como biólogos, físicos e antropólogos.
• Pense por projeto
Desde que o engenheiro Marcelo Vieira de Figueiredo, de 27 anos, começou a trabalhar, em 2007, abrir o próprio negócio sempre foi um objetivo. "Sabia que precisava ganhar experiência e desenvolver algumas ha bilidades antes disso", diz. Começou a estagiar na área de trade marketing da Procter & Gamble e menos de um ano depois surgiu a oportunidade de ser contratado e trabalhar com vendas. "Apesar de adorar a empresa, es tava desgastado com a rotina de muita viagem e, pelo porte da Procter, não conseguia sentir o efeito do meu trabalho no dia a dia", lembra.
Marcelo começou a buscar nova oportunidade em uma empresa pequena, onde, além das perspectivas de aceleração de carreira, pudesse ver os efeitos de seu trabalho mais imediatamente. Foi trabalhar na consultoria Axia em junho de 2008 como trainee, virou consultor e já foi promovido uma vez. "Estou realizado porque trabalho por projetos e em cada um deles eu tenho a oportunidade de conhecer um tema novo, com pessoas diferentes e em locais diversos", diz.
A opção de Marcelo por trabalhar por projetos tem sido a de muitos profissionais. Entre outras coisas, porque há maior oportunidade de aprendizado. "O processo de terceirização fez com que muitas funções até então desempenhadas dentro das empresas passassem a ser feitas por prestadoras de serviço", diz Carlos Eduardo Ribeiro Dias, sócio diretor da consultoria Asap. Com isso, intensifica-se a abertura de novas oportunidades profissionais. Foi exatamente o que aconteceu com Marcelo. Quando a companhia enxuga o de iatamente. Foi trabalhar na consultoria Axia em junho de 2008 como trainee, virou consultor e já foi promovido uma vez. "Estou realizado porque trabalho por projetos e em cada um deles eu tenho a oportunidade de conhecer um tema novo, com pessoas diferentes e em locais diversos", diz.
A opção de Marcelo por trabalhar por projetos tem sido a de muitos profissionais. Entre outras coisas, porque há maior oportunidade de aprendizado. "O processo de terceirização fez com que muitas funções até então desempenhadas dentro das empresas passassem a ser feitas por prestadoras de serviço", diz Carlos Eduardo Ribeiro Dias, sócio diretor da consultoria Asap. Com isso, intensifica-se a abertura de novas oportunidades profissionais. Foi exatamente o que aconteceu com Marcelo. Quando a companhia enxuga o departamento, ele nasce como negócio terceirizado em outro lugar. O trabalho por projetos é uma realidade cada vez maior também dentro das organizações. "As carreiras hoje são feitas de projetos temporários, e não mais de períodos longos", alerta José Augusto Minarelli. Por causa disso, flexibilidade é uma competência cada vez mais importante, já que a necessidade de mudar de função e até mesmo de lidar bem com a demissão - será mais constante.
Com os mercados conectados, não é uma utopia pensar que você pode deixar a empresa hoje, no final da tarde, tendo um chefe americano e voltar pela manhã com a organização sendo comandada por um chinês. Ok, há um certo exagero na afirmação, mas não muito, se considerar mos que no ano passado ocorreram mais de 1 000 transações de fusão e aquisição no Brasil, segundo levantamento da consultoria KPMG. Em 2008, foram 663. Quando um negócio desse tipo acontece, todo o organograma corporativo é redesenhado. Ou seja, fazer planos longos dentro da I, própria empresa é um erro atualmente - e também um exercício inútil, pois você poderá estar fora da corporação antes do que imagina.
• Seja um profissional multimercado
A necessidade de inovação das empresas fomentou o hábito de trazer profissionais de outras áreas para implantar práticas diferentes como saída para se diferenciar no mercado. Com isso, ter sucesso não significa mais seguir carreira em um setor. Na verdade, considerar o mercado em que você está como a única opção pode, até mesmo, restringir seu crescimento. "As empresas buscam profissionais que conheçam todas as nuanças do negócio e, por tanto, experiências de carreira diferentes são muito bem-vindas", diz o professor Del Maestro, da UFMG. Além disso, a internet tem gerado novas demandas e novas funções são criadas de tempos em tempos. Ou seja, não dá para fechar os olhos a essas oportunidades. "Os atuais organogramas das empresas podem não existir amanhã e, portanto, não devem mais ser usados como referência", diz Alessandra da Costa, diretora de RH da Natura. "Daí a importância de usar como parâmetro seus valores, competências e objetivos", completa.
Foi exatamente esse o raciocínio adotado pelo economista Flávio Giani Ramos, de 36 anos, consultor de gestão de riscos corporativos da Genesys. Desde que começou a pensar nos rumos profissionais, ele planejava trabalhar na área financeira, mas em diversas empresas e setores. "Queria ter foco financeiro, com visão ampla de gestão de negócios", diz. Flávio foi auditor da Arthur Andersen, trabalhou na Motorola, no Grupo C&A, no Citigroup, no banco Fortis (cuja sede era na Holanda) e na Ernst & Young, onde ficou até maio do ano passado, quando saiu para atuar como consultor autônomo para a área financeira. "Meu crescimento na carreira foi baseado em mudar de empresa e setor e assim desenvolver habilidades diferentes", diz Flávio.
• Liberdade vale mais que salário
Depois de buscar conhecer melhor seus motivadores e mapear as oportunidades do mercado, o administrador paulista João Carlos Pastore Chieregati, de 27 anos, gerente de relacionamento do Google, deixou a carreira no setor de bens de consumo para ter mais autonomia. Ele passou por instituições como a Fundação Estudar, Johnson & Iohnson e Procter & Gamble, onde trabalhava com produtos em Caracas, na Venezuela. "Sentia que não tinha muita liberdade para criar ou desenvolver meu trabalho, as coisas vinham meio prontas", diz. Depois de dez meses, pediu demissão e voltou ao Brasil. Mesmo assim, continuava insistindo em empresas na mesma linha das anteriores, até fazer um trabalho de autoconhecimento que o fez perceber que precisava de um lugar onde tivesse mais liberdade. Além disso, João Carlos também aprendeu a valorizar movimentos laterais. Ou seja, em vez de criar planos A, B e C, em ordem, passou a olhar toda as oportunidades de forma igual, no mesmo plano. "Isso me deu mais clareza sobre minhas possibilidades de atuação e fez com que me frustrasse menos, caso uma delas não saísse como planejei", lembra. Desde 2007, passou a integrar o time do Google, um setor que não via como alternativa até então. "Hoje me sinto realizado por trabalhar com um produto totalmente diferente e, portanto, desafiador, além de ter uma autonomia maior", diz João Carlos.
A procura por um local ou estilo de trabalho que proporcione mais independência tem sido um dos fatores de atração principalmente para os mais jovens. A relação com a empresa e com a própria profissão é marcada por uma autonomia maior do que no passado, o que proporciona uma abertura maior para as movimentações de carreira. "Por isso as companhias menores têm sido uma opção mais frequente do que no passado, já que são mais enxutas e os profissionais se sentem mais consultados", diz Carlos Eduardo, da empresa de seleção Asap.
• Mas nem tudo mudou
Todas essas transformações já estão ocorrendo, mas não significaque você deve se desesperar e achar que é o fim dos empregos. Além de essas mudanças variarem de setor para setor, ainda há espaço para quem opta por seguir carreira corporativa em áreas específicas. O que muda é a forma de encarar o sentido do trabalho para sua vida e de buscar no vas oportunidades. Há mercados em que o modelo convencional de fazer carreira ainda prevalece, como no caso do de petr&oacu