Organização: atrasado nunca mais


Veja como evitar o papelão de chegar tarde.

Revista você S/A

Se você é daqueles profissionais que sempre chegam atrasados ao trabalho, seja por culpa do trânsito, seja por uma noite maldormida, é melhor rever seus hábitos. Segundo pesquisa do site americano de carreira Career Builder, que entrevistou 7 000 pro­fissionais em dezembro de 2011, 34% dos empregadores disseram ter demitido um empregado por atraso. E não são poucos os atrasados. O es­tudo aponta que 27% chegam depois do horário pelo menos uma vez por mês e 16% relataram que perdem a hora uma ou mais vezes por semana. Na visão do consultor Christian Bar­bosa, especializado em administra­ção do tempo, a maior parte dos atrasos se deve à falta de planeja­mento. Veja ao lado os principais motivos de atrasos e como driblá-los.

• As 10 piores desculpas    

1. Meu gato estava com soluço.
2. Pensei que tivesse ganhado na  loteria. Mas não ganhei.  
3. Fiquei distraído enquanto assistia a um programa matinal de tevê.
4. Meu celular não foi carrega do. Por isso, o alarme não tocou e eu não acordei.
5. Pensei que o tempo que levo  para chegar ao trabalho fizesse parte do horário do expediente.
6. Um animal  roubou as chaves do meu carro.   97. Minha perna ficou presa entre o  vagão do metrô e a plataforma.
8. Não tinha intenção de trabalhar antes das horas (o expediente do funcionário começava às 8 horas) . 
9. Tive uma entrevista de emprego. 
10. Recebi uma ligação pessoal do governador e me atrasei.  

• As maiores gafes

- Trânsito 31% - Como evitar: tente negociar com o chefe um horário alternati­vo. "Uma hora de diferença ajuda a evitar os picos de trânsito", diz Christian. Uma opção é negociar um esquema de home office em meio turno. Você pode trabalhar das 8h às 10h em casa e ir para o escritório depois. Porém, se ne­nhuma dessas opções for viável na empresa em que trabalha, que tal acordar mais cedo?

- Insônia 18% - Como evitar: a primeira medida é aliviar a mente dos problemas. Um dos principais motivos de uma noite maldormida é o estresse. "Nada de planejar as tarefas do dia seguinte, nem tentar resolver pro­blemas na hora de dormir", diz Lia Bittencourt, médica especialista em sono e coordenadora médica do Instituto do Sono da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa.

- Mau tempo 11% - Como evitar: "Que tal consultar a previsão do tem­po do dia seguinte antes de dormir e, em caso de pro­babilidade de chuva, reordenar a rotina?", sugere Christian.

- Levar filhos à escola 8% - Como evitar: reduza o trabalho matinal. Deixe o uniforme e a mala prontos na noite anterior. "Outra medida é negociar com a escola a possibilidade de deixar a criança mais cedo", diz o consultor Rodrigo Ventre, da Vitadenarium.

    Administração do Tempo

    Preencha aqui seus dados

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus