Pagando Dívidas de Sono


Se a privação crônica de sono é algo comum, saldar uma dívida de sono não é tão simples quanto dormir até mais tarde no sábado.

Jornal Folha de São Paulo - por Anahad O´Connor

Cientistas constataram que pode levar uma semana ou mais para as consequências cognitivas e fisiológicas do sono de baixa qualidade se dissipaarem. Em 2003, o Instituto Walter Reed de Pesquisas do Exército dos EUA examinou os efeitos cognitivos de uma semana de sono de baixa qualidade, seguida por três dias de pelo menos oito horas diárias de sono. Descobriu que o sono "de recuperação" não revertia totalmente as quedas de performance em um teste de tempos de reação e outras tarefas psicomotoras.

Em estudo semelhante de 2008, cientistas de Estocolmo descobriram que, quando as pessoas estudadas dormiam quatro horas por noite ao longo de cinco dias e depois se "recuperavam" com oito horas de sono por noite na semana seguinte, ainda manifestavam leves dificuldades cognitivas residuais uma semana mais tarde.

Mas outro estudo do Instituto Wallter Reed constatou que as pessoas se recuperaram muito mais rapidamennte de uma semana de sono insuficiente quando ela tinha sido precedida - por uma semana de "depósitos antecipados de sono", que incluía noites em que dormiram cerca de dez horas. Portanto, procure acumular horas de sono a mais antes, não só depois.

    Leitura Dinâmica e Memorização

    Preencha aqui seus dados

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus