Recrie o seu Cérebro


Por Lena Castellon - Revista Isto É

Você já testemunhou uma autêntica revolução no conhecimento humano, com resultados imediatos na sua vida cotidiana? É isso o que a ciência está agora oferecendo. Explica-se. Ao contrário do que foi ensinado durante os últimos 100 anos, os neurônios (células nervosas do cérebro) não se perdem irremediavelmente com a passagem do tempo, impondo falhas à memória e dificuldades no aprendizado. Limpe tudo isso da mente. Os especialistas hoje provam que o cérebro de uma pessoa adulta fabrica novas células para repor peças desgastadas e pode se manter jovem, melhorando a capacidade de resolver problemas - ou seja, aprimorando a inteligência. E o gatilho para essas mudanças, segundo os mais recentes estudos de neurologia, está em uma receita simples: a atividade fisica.

Um desses trabalhos acaba de ser publicado nos Estados Unidos. O pesquisador Charles Hillman, da Universidade de Illinois, avaliou o desempenho na escola e a performance fisica de 259 estudanntes das primeiras séries equivalentes ao nosso ensino fundamental. Eles foram submetidos ao mesmo protocolo de treinos fisicos e a resposta do organismo à carga de atividades foi medida. Depois, as crianças passaram por uma bateria de provas, com direito a intervalos a cada 40 minutos. Os alunos que tiraram as melhores notas em matemática e leitura foram aqueles que se empenharam e se saíram bem nos exercícios.

De acordo com Hillman, são necessários mais estudos para compreender o efeito deles sobre os alunos. Mas o cientista já tem seus argumentos: a atividade fisica, particularmente a aeróbica (como ginástica e ciclismo), modifica as funções relacionadas à aprendizagem e estimula os impulsos elétricos do cérebro. É possível também que os estudantes tenham se sentido motivados quando fizeram os exercícios. E quem cumpre uma tarefa com ânimo tem, de fato, melhores resultados.

Há alguns anos os cientistas vêm apontando uma associação entre a malhação e a saúde do cérebro. Não se sabia, porém, quais mecanismos estavam envolvidos nessa relação. Um estudo de 1998 abriu novos campos para a neurociência, impulsionando mais pesquisas sobre o funcionamento cerebral. Naquele ano comprovou-se a produção de neurônios no encéfalo de adultos."Descobriu-se que eles surgem a partir de células-tronco armazenadas em regiões específicas. Essas estruturas se transformam em neurônios que regeneram o cérebro. Trata-se de um marco que permite uma nova visão do envelhecimento", diz o neurocientista Cícero Galli Coimbra, chefe do laboratório de Neuropatologia e Neuroproteção da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A revelação deu origem a muitos outros trabalhos científicos que procuravam explicar de que modo seria possível estimular a reposição dos neurônios avariados. Um dos caminhos escolhidos foi innvestigar melhor o que se passava com o corpo quando submetido a exercícios. E o que se viu é que os beneficios vão além do desejado aumento no volume de músculos, da redução da flacidez e da proteção contra doenças cardiovasculares. A atividade física promove uma espécie de chacoalhão que deixa o cérebro muito mais ativo. O uso de sofisticados exames de imagem revelou que, sob efeito da ginástica, há atividade mais intensa no hipocampo, região associada à memória e aprendizagem. Experimentos com ratos apontaram outras novidades: a prática regular de exerCÍcios contribuía para a transformação em neurônios de células-tronco preservadas no ventrículo, uma das partes do hipocampo.

Os especialistas acreditam que o desenvolvimento de novas células nervosas é fruto de um processo que envolve a melhora da comunicação entre as células (algo estimulado pela maior irigação sangüínea proporcionada pelos exercícios), e muitas outras reações químicas. A principal delas é a elevação da produção de uma proteína chamada BDNF, espécie de tonificante das células nervosas. A presença dessa substância aumenta no cérebro quando o corpo é exercitado. "O BDNF é normalmente fabricado pelos neurônios, mas seus níveis já sobem sob efeito de uma única sessão de exercícios", diz o neurofisiologista Ricardo Arida, do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Unifesp. Pesquisas conduzidas pelo neurocientista Femando Gómez-Pinilla, da Universiidade da Califórnia (Ucla), comprovam que o BDNF é, até o momento, a mais importante chave bioquímica que prepara a mente para novos conhecimenntos. Em experiências com ratos, ele separou dois grupos para serem submetidos a exercícios, numa roda, e a testes de aprendizado. Com a atividade, o nível da proteína subiu em todos os animais, mas em parte deles Gómez-Pinilla utilizou uma droga para bloquear o BDNF. Em seguida, o especialista escondeu um objeto e estimulou os ratos a localizá-lo. As cobaias que não receberam o remédio o encontraram rapidamente, demonstrando esperteza. As demais nem sequer se aproximaram do alvo.

Por que a maior ativação do BDNF está ligada à melhora da performance cerebral? "Ele tem a capacidade de modular a comunicação entre as células nervosas. Quanto mais BDNF, mais aguçado esse processo", disse Gómez-Pinilla a ISTOÉ. A comunicação, também chamada de sinapse, é a via pela qual se conduzem todos os aprendizados. Mas não é só isso. Para Sidarta Ribeiro, do Instituto de Neurociências de Natal, no Rio Grande do Norte, sua ação aguça a atenção e a percepção. Além disso, a substância tem um fundamental papel de regenerador do cérebro. "O aumennto das taxas de BDNF acelera a especialização das c&e eacute;lulas-tronco em neurônios. Ao longo do trajeto, eles irão refazer circuitos danificados pela morte dos seus antecessores", diz Ribeiiro. Não é à toa, portanto, que o psiquiatra americano John Ratey, da Univerrsidade de Harvard, apelidou a substânncia de "o miraculoso estimulante do cérebro". Ele sabe do que fala. Há anos o médico estuda o programa de atividades esportivas e recreativas dado às crianças americanas nas escolas públicas. Ratey observou que alunos com dificuldades nas habilidades verbais melhoraram depois que passaram a se exercitar. Por isso, ele concede tanto cartaz ao BDNF, até então um ilustre desconhecido do público. Em breve, Ratey lançará nos Estados Unidos o livro The revolutionary new science of exercise and brain. Algo que pode ser entendido como a nova e revolucionária ciência do esporte e do cérebro.

Essas descobertas da neurociência também apontam beneficios para a memória. Os especialistas perceberam que a mágica proteina tem potencial para turbinar as lembranças guardadas há dias e meses. Estudos divulgados este ano pelos renomados cientistas Ivan Izquierdo e Martin Cammarota, do Centro de Memória da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, confirmam as conexões entre o BDNF e a memória. Eles a suprimiram em ratos e viram que os animais simplesmente ignoraram objetos já conhecidos ou perderam a noção de espaço. "Ficamos surpresos ao perceber que existe ação dessa proteína até 12 horas depois da aquisição da memória recente", diz Cammarota. Eles notaram ainda que a substância entra em cena toda vez que uma informação arquivada é solicitada pelo cérebro.

Diante dessas informações, ninguém precisa ser um Albert Einstein para concluir que estimular a produção do BDNF melhora a performance do cérebro. Mas os neurocientistas ressaltam que é fundamental investigar com quais outros agentes bioquímicos ele interage no organismo. É possível que se descubra, no futuro, que a proteína não faz milagres sozinha. O fato é que a atividaade fisica tem sido uma boa aposta para a saúde cerebral por vias que até agora são pouco compreendidas. Estudos demonstram que ela pode retardar os efeitos do mal de Alzheimer, doença neurodegenerativa que apresenta a perda de memória entre seus sintomas. Em indivíduos que tinham o hábito de malhar verificou-se que a enfermidade tardou mais a chegar. E pesquisas com animais sugerem que a ginástica diminui a formação de placas semelhantes às encontradas no cérebro de portadores de Alzheimer.

Novas dúvidas, evidentemente, surgem por causa dos avanços da neurociência. Uma delas é sobre a relevância da proliferação dos neurônios. "Não adianta ter muitas células nervosas se elas não estiverem conectadas e ativas", diz o psiquiatra Henrique Del Nero, professor da Universidade de São Paulo. Ele fez exames de imagem no cérebro de cinco pessoas com sintomas de demência após longa dependência de álcool e drogas. E viu que, apesar de os neurônios estarem vivos e nos seus devidos lugares, poucos trabalhavam: "Diversas áreas do cérebro estavam com um padrão preguiçoso". O passo adiante dado por Del Nero foi tratar esses pacientes com os mesmos remédios empregados contra Alzheimer e, sobretudo, com exercícios intensos. "Eles tiveram uma melhora impressionante."

Outra questão é saber qual o melhor exercício para rejuvenescer o cérebro, aprimorar a memória e aumentar a nosssa inteligência. Os cientistas não fecharam questão quanto a isso. Mas os estudos indicam que os mais benéficos são aqueles que promovem condicionamennto cardiovascular - caso da caminhada. Os exercícios devem durar mais de 20 minutos, ser praticados durante cinco dias na semana e ter intensidade moderada. Isso não significa que esportes ou atividades que exigem mais força da musculatura não possam surtir efeito. O detalhe é que as pesquisas ainda não conseguiram comprovar esse beneficio.

Um aspecto discutido largamente é por que, se a atividade fisica é tão essencial para nos tornar mais espertos, não se encontram tantos gênios entre os atletas. Para os especialistas, tudo depende da nossa noção de inteligência. Desportistas como craques do futebol (acostumados a sofisticados treinamenntos) podem não dominar fisica quântica ou geometria. Do ponto de vista da neurociência, porém, os intensos treinos os tornam mais inteligentes, sim. "As coomunicações entre neurônios ficam mais rápidas, bem como as respostas. A máquina funciona muito melhor", diz Ribeiro. Por outro lado, um mestre da matemática pode ter uma péssima noção espacial e se perder nas ruas de sua cidade. Quem dá esse exemplo é o pesquisador Gómez-Pinilla, da Ucla. Captado esse ponto, resta a dúvida se é exagero pedir para o filho se exercitar na semana anterior a uma prova. "Não é. Fazer uma atividade fisica com regulariidade não faz mal. E para a criança pode ser uma brincadeira que vai ativar os mecanismos cerebrais", diz o professor. E conclui: "Nós passamos muito tempo sentados e nosso organismo foi criado, ao longo da evolução humana, para ser movimentado. Então, mexa-se e recupere o potencial do seu cérebro."

A Dieta do Cérebro

O neurocientista Cícero Galli Coimbra, da Unifesp, revela nutrientes e hábitos essenciais para estimular a regeneração cerebral.

  • Colina

    Presente na membrana celular, virou nutriente essencial em 1997. Sua ausência leva à morte do neurônio.
    Os EUA já fazem suplementação.
    Fontes: gema de crua, fígado,leite, couve-flor.

  • Vitamina D

    Ação antioxidante e antiinflamatória.
    A carência crônica eleva o risco de doenças degenerativas
    . Fontes: cápsulas de óleo de peixe; gema de ovo, fígado. A exposição da pele ao sol é fundamental para a sua síntese.

  • Vitamina E

    Antioxidante, funciona como estimulante da troca de mensagens entre neurônios. Baixos níveis estão associados a falhas de memória em idosos.
    Fontes: óleos vegetais(soja, milho, girassol), gérmen de trigo, nozes, sementes, grãos inteiros e vegetais de folhas verdes.

     

  • Ômega 3

    Dá origem a substâncias neuroprotetoras e participa da formação da membrana celular.
    Fontes: salmão e peixes de águas geladas.

    A carência crônica eleva o risco de doenças degenerativas
    . Fontes: cápsulas de óleo de peixe; gema de ovo, fígado. A exposição da pele ao sol é fundamental para a sua síntese.

  • Vitamina E

    Antioxidante, funciona como estimulante da troca de mensagens entre neurônios. Baixos níveis estão associados a falhas de memória em idosos.
    Fontes: óleos vegetais(soja, milho, girassol), gérmen de trigo, nozes, sementes, grãos inteiros e vegetais de folhas verdes.

     

  • Ômega 3

    Dá origem a substâncias neuroprotetoras e participa da formação da membrana celular.
    Fontes: salmão e peixes de águas geladas.

  • Cominho

    Pesquisas mostram que o tempero oferece ação protetora dos neurônios contra doenças degenerativas.

  • Açúcar

    Em pouca quantidade, fomece energia exlra ao cérebro. Doses maiores e constantes são contra-indicadas porque estão associadas a doenças crônicas.

  • O Perigo das Carnes

    De qualquer tipo, principalmente a vermelha. Se forem grelhadas, fritas ou cozidas tornam-se tóxicas para os neurônios. Quanto mais processadas, pior. Ao ponto são menos nocivas.

    • Leitura Dinâmica e Memorização

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