Trainee: o funil da seleção


Entenda como funciona cada etapa da avaliação do programa de trainee - saiba o que não fazer e como se destacar em cada uma delas.

Revista exame - por Vanessa Vieira

Atualmente, os programas de trainee mais concorridos do país chegam a reunir 40 000 candidatos. Diante dessa concorrência, ser aprovado para uma das poucas deze­nas de vagas disponíveis parece missão quase impossível, principalmente quando não se está familiarizado com as etapas dessa megasseleção e quando não se sabe quais os critérios usados na avalia­ção. Pensando nisso, a VOCÊ S/A decidiu detalhar as três grandes etapas do processo seletivo: online, presencial de triagem e presencial final. Consultores que participam desses exames também deram dicas sobre o que costuma ser levado em conta para ranquear os candidatos. São informações valiosas para você superar seus concorrentes.

Online

Na etapa online, os candidatos são submetidos a testes de inglês, por­tuguês, raciocínio lógico e atuali­dades. A fase se estende por até dois meses. Porém, as provas podem ser realizadas num mesmo dia, se o candidato assim preferir. Essa eta­pa está ficando mais longa, pois muitos recrutadores têm aproveita­do para analisar características comportamentais de seus candida­tos já nessa fase.

Na fabricante de cosméticos Na­tura, a duração da avaliação online passou de uma para oito semanas. Ao longo de dois meses, o candidato a trainee desenvolve uma série de atividades no meio virtual, como contar sua história em ciclos de sete anos, opinar sobre vídeos postados pela companhia e responder a ques­tionários pelos quais a empresa analisa seus valores e características comportamentais por meio da busca de palavras-chaves associadas a di­ferentes perfis de personalidade. Os jovens também participam da apre­sentação de cases na etapa online, nos quais os recrutadores avaliam a habilidade de trabalhar em equipe e como funciona o processo de toma­da de decisão dos concorrentes.

No programa de trainee da Kraft & Foods, do setor de alimentos, foi criada uma plataforma digital que simula uma rede social, na qual os participantes realizam atividades em que se avalia seu grau de adesão aos valores da empresa. Para a or­ganização desses programas, as novas ferramentas virtuais permi­tem conhecer características com­portamentais do jovem antes das etapas presenciais.

- Para ir bem no online 

Muitos candidatos não costumam dar a devida importância às ativida­des online por pensar que elas não são decisivas. Mas as consultorias que trabalham na organização des­ses processos lembram que a etapa online elimina entre 90% e 99% dos candidatos. Por isso, a primeira dica para se sair bem nela é participar de todas as atividades propostas, já que cada uma delas pode contar pontos a seu favor. "Juntamos o re­sultado dos testes online, dos ques­tionários e dos games e montamos um ranking para definir os candidatos que passarão para a próxima fase", explica Renata Magliocca, gerente de inovação da Cia de Talentos, empresa especializada no recrutamento de trainees.

Para conseguir o melhor desempenho, a orientação é planejar execução das tarefas propostas. "Se for pedido que poste um vídeo, não deixe para produzi-lo na última hora, o que provavelmente vai comprometer a qualidade do material aconselha Eline Kullock, presidente do grupo Foco, consultoria de recrutamento. "Os chats com gestores da empresa são uma boa oportunidade para se mostrar. Mas faça comentários objetivos, não faça várias perguntas numa só. Lembre-se que essas ferramentas podem chamar atenção para você positiva ou negativamente", diz Eline Kul lock.

Para Renata, da Cia de Talentos, é possível se preparar para os tes­tes online de modo a conseguir os melhores resultados. "Em alguns programas, entre o fim da fase de inscrição e a abertura das provas online, há um prazo de um mês. Aproveite esse tempo para revisar seus conhecimentos em inglês e pesquisar na internet testes de ra­ciocínio lógico para ter noção do que é pedido nas questões. Nas bancas de jornais, também dá para comprar revistinhas com desafios matemáticos, que podem ajudar bastante", sugere Renata Maglioc­ca. "Há candidatos que aproveitam esse tempo para pegar aulas de matemática e raciocínio lógico, e isso é válido, sim", acrescenta.

A etapa presencial

Chega à primeira etapa presencial 1% dos candidatos, mas só um dé­cimo deles será aprovado para a fase seguinte. Aqui, o filtro usado para selecionar os candidatos serão as dinâmicas de grupo. "Normal­mente, trata-se de uma atividade que já aborda o negócio da empresa, mas de forma lúdica", diz Renata Maglíocca, Para a especialista, nes­se tipo de atividade o mais impor­tante é ter uma atitude colaborati­va, ajudando o grupo a chegar ao resultado. "Você não precisa neces­sariamente ser o mais falante nem ser extrovertido. Existem várias formas de colaborar - apresentan­do o trabalho, organizando o grupo na divisão das tarefas, controlando o tempo ou trazendo o grupo para o foco quando as pessoas começam a se dispersar. É preciso que você tenha algum papel no grupo, ou o consultor não terá como avaliá-lo", orienta Renata. Ainda nessa etapa é possível que ocorra uma entrevis­ta com os consultores de RH envol­vidos na.seleção.

 - Para ir bem no cara a cara

Prepare-se pa ara essa entrevista re­cordando situações vividas por você que ilustrem suas qualidades e pon­tos fortes. Certamente, os avaliado­res pedirão exemplos que demonstrem que você realmente tem as competências que diz ter. Jamais minta, pois você será eliminado.

• Etapa final 

Apenas 0,1% dos candidatos inscri­tos chega à etapa final, na qual pas­sarão pelo painel de negócios e pela entrevista com a diretoria. Nessa etapa, o candidato é avaliado por gestores da companhia, por isso é importante que mostre estar fami­liarizado com o negócio e com o mercado da organização.

- Para conseguir uma vaga

Na etapa final, à qual chegam can­didatos com currículos e perfis parecidos, estar mais bem infor­mado sobre a companhia e seu negócio faz a diferença. "É inte­ressante que os gestores sintam que você fala do negócio como se já trabalhasse na organização", diz Renata Maglíocca, da Cia de Talen­tos. Para o painel de negócios, uma dica é treinar apresentações dian­te de amigos e colegas. "Prepare­-se para falar em público e para reagir às críticas, argumentando de forma consistente. Os gestores vão tentar colocá-lo na parede para saber como você se comporta sob pressão. No caso da entrevista, mais uma vez será necessário ter em mente um bom estoque de exemplos para responder às per­
guntas dos recruta dores. Tenha na ponta da língua exemplos de um projeto que você coordenou e de obstáculos que teve de superar para conquistar algo que desejava. São casos que, se bem expostos, contarão a seu favor.

• Passo a passo

Veja como funciona a triagem

Etapa on line

Como funciona: Inclui testes de inglês, português, raciocínio lógico e atua­lidades. Pode demandar a produção de vídeos contando sobre suas características e a participação em games.
Duração: De uma semana a dois meses.
Elimina: Até 99% dos candidatos.
Dicas: No dia dos exame, evite deixar abertas páginas de redes sociais e de comunicadores instantâneos, que podem dis­traí-lo e roubar tempo precioso para completar a prova.

Etapa presencial - triagem

Como funciona: Dinâmicas de grupo avaliam a personalidade do candidato, além de competências como flexibilidade, foco em resulta­dos, comprometimento, trabalho em equipe e liderança.
Duração: Uma semana.
Elimina: 0,9% dos candidatos.
Dicas: Tenha em mente exemplos de obstáculos que enfrentou na vida ou de situações difíceis que teve de superar, envolven­do pessoas. Estruture seu discurso sobre seu histórico de vida e de carreira de modo a destacar seus pontos fortes.

Etapa presencial - painel de negócios e entrevista com os gestores

Como funciona: O candidato é entrevistado pelos gestores da empresa. Os Líderes avaliarão sua capacidade de análise e de sínte­se, além de foco em resultados, liderança e flexibilidade.
Duração: Um dia.
Dicas: Converse com ex-trainees e funcionários da empresa para entender a dinâmica da entrevista e se informe sobre as questões relevantes para o negócio da companhia.

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