Jornal Folha de São Paulo
Que a internet tem ferramentas cada vez mais importantes na preparação para o vestibular, ninguém duvida. O difícil, diz Paulo Lima, coordenador do CPV, é não cair em tentação e deixar a pesquisa de lado para dar uma entrada rápida no Facebook, no Twitter ou no Orkut. "No final do dia, o aluno passou conectado [navegando em redes sociais] as quatro horas que deveria ter dedicado exclusivamente ao estudo individual", diz Lima.
Por isso, a dica de Fátima Sanchez, que ensina jovens a otimizar seu tempo, é limitar a intemet para lazer a apenas um momento do dia. "De preferência no fim da tarde, que é quando o organismo já está desacelerando para os estudos", sugere. O estudante João Pedro Dannemann tem uma tática para se policiar: só estuda com o computador desligado e, quando precisa da internet, não usa a sua máquina. "Acesso pelo computador dos meus pais. No meu tem muita distração."
• Saiba como usar a internet a seu favor
1 - Limite-se. Use a internet para lazer, no máximo, uma vez por dia, inclusive para responder a e-mails ou acessar Facebook e Twitter.
2 - Distraia-se. Dê preferência para entrar na internet no fim do dia, quando o estudo já está menos produtivo. Enquanto estiver no período estabelecido para descanso, evite tratar de assuntos relacionados ao estudo.
3 - Desligue-se. Quando estiver usando a internet para estudar, deixe programas de mensagem instantânea desligados e passe longe das redes sociais.
4 - Dificulte. Deixe aquilo que pode distraí-lo longe de seu alcance. Se for preciso, tire o computador ou a internet de seu quarto.