Como vencer a procrastinação


5 passos para lidar com a tendência de adiar suas tarefas.


Revista Época Negócios - por Márcio Ferrari

Até os mais focados sofrem com a tendência para procrastinar. É uma questão neurológica, diz o psicólogo Piers Steel, da Universidade de Calgary, no Canadá.

"Há duas regiões neurais que disparam mensagens contraditórias e são responsáveis pela procrastinação." Segundo ele, existe um conflito entre o sistema límbico, associado às emoções, e o córtex pré-frontal, relacionado à tomada de decisões. É uma batalha entre impulso e racionalidade.

Dada a inevitabilidade do processo, Steel e outros psicólogos . sugerem meios de usar a procrastinação a nosso favor. São cinco:

. 1 - Encare a procrastinação estruturalmente.
- Em vez de priorizar o que é mais importante e deixar de lado o resto, "ataque" primeiro o que não tem tanta premência. É melhor começar assim do que continuar se distraindo com o que não interessa.
              
. 2 - Descongestione seu local de trabalho.

- Um ambiente confuso e desestimulante é um gatilho para a procrastinação. Então encare a limpeza do ambiente como primeiro passo do trabalho - isso já ajuda a ajustar o foco.

. 3 - Relacione-se com pessoas que fazem rapidamente aquilo que tem de fazer.

- Todo mundo tem um amigo com aquela capacidade extraordinária de administrar o tempo. Conviver com ele, mesmo socialmente, é desfrutar dos efeitos cientificamente comprovados de seguir exemplos.

. 4 - Faça passeios de 20 minutos.

- Em vez de se render à tendência natural de sentar-se e ver televisão, ou coisa semelhante, levante-se e ande, ou faça ioga. Isso sim será revigorante.

. 5 - Anuncie suas tarefas nas redes sociais.

- Uma das maiores fontes de procrastinação pode tornar-se aliada. Se você disser a seus amigos o que pretende fazer, sentirá um impulso extra de cumprir sua palavra.

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