Cuidado, redes sociais para ampliar contatos profissionais


Muitas vezes, o tiro sai pela culatra ao usar as redes sociais para ampliar os seus contatos profissionais.

Jornal Folha de São Paulo - por Tales Andreassi*

Uma das principais qualidades de um bom empre­endedor é ter a capacidade de fazer "networking". Tal termo pode ser entendido como a habilidade de se criar, desenvolver e manter uma boa rede de contatos profissionais.

O empreendedor deve aproveitar todas as opor­tunidades possíveis para estabelecer contatos e causar uma boa impressão. Você pode conseguir um contato importante ao puxar conversa com a pessoa que se sentou ao seu lado no avião - que pode até ser um novo cliente; por que não? Conhecer pessoas ou potenciais clientes partici­pando de eventos ou redes sociais é outra estraté­gia. Mas não se iluda. Fazer "networking" é uma arte e, muitas vezes, o tiro sai pela culatra.

Quem não conhece o "arroz de evento", a versão corporativa do "arroz de festa"? O indivíduo vai a todos os eventos da área e faz perguntas longuíssimas na hora dos debates, quase sempre sem muito sentido. No intervalo, interrompe as conversas para se apresen­tar e entregar seu cartão.

Outro caso complicado são os que usam e-mails e redes sociais para se tomarem conhecidos. Postam de tudo, o tempo todo, enchendo as caixas postais e a paciência dos intemautas com citações de au­toajuda e dicas de literatura de aeroporto.

Participar ativamente de associações de classe é outra forma interessante de aumentar seus con­tatos. Mas tenha em mente que no início você terá que "carregar o piano", oferecendo-se para tare­fas trabalhosas e que ninguém quer (membro do conselho fiscal, por exemplo).

* Tales Andreassi: é professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo da FGV de São Paulo.

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