Depressão: Doença Será a mais Comum do Mundo em 2030


Jornal Folha de São Paulo

Nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, superando câncer e doenças cardíacas. A estimativa foi divulgada ontem pela OMS(Organização Mundial da Saúde) durante a Cúpula Global de Saúde Mental, realizada em Atenas, na Grécia.

Segundo o órgão, os países em desenvolvimento são os que mais devem sofrer com o problema, pois têm a maioria dos casos registrados. Pessoas pobres que vivem em países ricos também têm mais depressão.

"Parte das causas da depressão vem de pressões ambientais e, obviamente, as pessoas pobres sofrem mais estresse em seu dia a dia do que as ricas", disse o médico Shekhar Saxena, do Departamento de Saúde Mental da OMS.

Hoje mais de 450 milhões de pessoas são afetadas diretamente por transtornos mentais. "Nós poderíamos chamar isso de uma epidemia silenciosa, porque a depressão está sendo cada vez mais diagnosticada, está em toda parte e deve aumentar em termos de proporção, enquanto a ocorrência de outras doenças está diminuindo", afirmou Saxena.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus