Diminui parcela da população que lê ao menos 1 livro a cada 3 meses


Índice, de 50%, é de estudo de 2011 divulgado ontem; em 2007, eram 55%.

Jornal Folha de São Paulo - por Nádia Guerlenda

O número de brasileiros que diz ter lido pelo menos um livro em um período de três meses diminuiu em relação a 2007, segundo a pesquisa "Re­tratos da Leitura no Brasil", feita pelo Ibope Inteligência com o Instituto Pró-Livro. Em 2007, eles eram 55% da população (ou 95,6 milhões de pessoas). No resultado apresentado ontem em Bra­sília, o índice caiu para 50% da população (88,2 milhões).

O número de livros lidos por ano, que inclui as obras indicadas pelas escolas, tam­bém caiu de 4,7 por pessoa em 2007 para 4 em 2011. O estudo, feito com 5.012 pessoas de 315 cidades, clas­sifica como "leitores" aque­les que responderam ter lido pelo menos um livro intei­ro ou em partes nos três me­ses anteriores à pesquisa.

Para Helio Gastaldi, diretor do Thope Inteligência, a redu­ção no número de leitores po­de ter sido influenciada por al­terações na metodologia da pesquisa: a pergunta passou a ser feita antes das demais, para diminuir distorções. Outra explicação, para ele, é a pulverização em outras for­mas de leitura: 53% dos entre­vistados disseram ler revistas, 48%, jornais, e 47%, livros. Em 2007, esse índice era de, respec­tivamente, 52%, 48% e 50%. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, disse estar feliz com os resultados. Mas, posteriormente, afirmou que só faria uma avaliação após ter acesso ao conteúdo do estudo.

A diretora de Livro, Leitura e Literatura do MinC, Maria Antonieta Cunha, elogiou o fa­to de na lista dos mais lidos ha­ver títulos não indicados pela escola. "Isso é ótimo porque mostra que a pessoa, por ini­ciativa própria, está buscando a leitura. É "Crepúsculo"? Mui­to bem, qualquer hora ela pe­ga um Machado de Assis e lê." O MinC incluiu no Plano Nacional de Cultura a meta de que, até 2020, os brasileiros leiam quatro livros por ano fo­ra do aprendizado formal.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus