Efeitos Tardios do Stress


Stress pode ser mais severo em pessoas que sofreram na infância.

Revista Scientific American

Quem é muito atormentado na juventude por colegas da mesma idade tem maior tendência a sofrer de depressão, pânico ou impulsos agressivos quando adulto. É o que comprovam vários estudos clínicos. O tipo de consequência tardia, no entanto, se diferencia de acordo com a idade em que foi sofrida a violência - como sugere o trabalho do psicólogo Matthew Newman, da Universidade do Texas.

O pesquisador entrevistou aproximadamente 1.500 estudantes do ensino técnico sobre os tormentos sofridos por eles durante a infância e juventude. Além disso, ele se interessou em conhecer a forma como esses jovens hoje lidam com o stress no dia-a-dia. O que eles fazem, por exemplo, se alguém lhes rouba o namorado ou a namorada. A resposta "Eu saio para beber e esqueço o assunto"  foi escolhida com muita frequência pelas vítimas de violência ainda recente. Por outro lado, aqueles que foram alvo de brincadeiras maldosas logo no início da vida escolar encaravam o problema quase sempre de forma mais agressiva. Segundo Newman, experiências de violência durante a adolescência fazem com que os atingidos fujam de qualquer tipo de stress e se isolem.

Outro resultado demonstrou também que, em qualquer idade, laços estreitos com familiares e amigos são a melhor garantia de superação das experiências de violência.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus