Exercícios com Pesos Leves Reduz Pressão Arterial


Jornal Folha de S.Paulo por Julio Abramczyk.

O exercício resistido, com repetições de levantamento de pesos mínimos, de até um quilo, é tanto uma prática esportiva quanto de fisioterapia adequada a idosos.

A prática ajuda a manter a massa muscular e corrige eventual perda de sua força e resistência, que costuma chegar lentamente após os 60 anos de idade.

Andréia Cristiane Carrenho Queiroz e colaboradores (Hélcio Kanegusuku e Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz), do Laboratório de Hemodinâmica da Atividade Motora da Escola de Educação Física e Esporte da USP, publicam no último número da revista “Arquivos Brasileiros de Cardiologia” uma revisão de estudos sobre os efeitos do treinamento resistido na pressão arterial de idosos.  O objetivo-da análise foi avaliar o atual conhecimento científico sobre a resposta da pressão ao exercício resistido e o seu mecanismo de ação nos idosos.

Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as pesquisas feitas nessa área e publicadas em revistas especializadas.

Os estudos encontrados, de acordo com os autores da revisão, foram escassos e controversos. Eles sugerem que, quando realizados com frequência, os exercícios podem ter efeito hipotensor, mas essa redução da pressão acontece principalmente nas pessoas idosas que têm pressão normal e fazem treinamento de baixa intensidade.

O mecanismo envolvido nessa resposta ao exercício e que faz a pressão baixar ainda não está elucidado.

Concluem os autores que, apesar de o treinamento com pesos leves ser recomendado para idosos e de existirem indicativos de ação hipotensora crônica, os estudos sobre seus efeitos nos mecanismos reguladores da pressão arterial ainda são muito controversos e precisam ser avaliados com atenção.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus