Gordura emagrecedora


Revista Scientific American - por Nikhil Swaminathan

Estudos de obesidade devem revelar os caminhos bioquímicos que criam as células de gordura. Mais gordura pode ser o  segredo para perder peso - desde  que essa gordura seja marrom.

Ao contrário da gordura branca, que circunda o abdômen e se acumula nos quadris, a adiposidade marrom libera energia e promove a queima de calorias. Em humanos, a maior  parte da gordura marrom desaparece rapidamente depois do nascimento, quanto já não desempenha mais seu papel de manter a estabilidade da  temperatura corporal do recém-nascido. Dois estudos publicados na  revista Nature, em 21 de agosto, descrevem formas de trazer a gordura marrom de volta. Especificamente, são descritas proteínas que controlam a criação das células de gordura marrom a partir de células de músculos imaturos e de gordura branca. Ratos que receberam uma das proteínas desenvolveram mais gordura marrom e tornaram-se mais magros que aqueles que não receberam a proteína. Provavelmente, uma versão da droga poderia deflagrar uma mudança de células de gordura branca em marrom.

Alternativamente, as células marrons transplantadas no abdômen de pessoas obesas poderiam estimular a queima de calorias.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus