Ioga, agora, engrossa cardápio estratégico das grandes empresas


Aulas durante o expediente são aposta para aliviar o estresse.

Jornal Folha de São paulo - por Gabriela Yamada

Duas vezes por semana, a analista de comunicação Soraia.de Oliveira, 32, faz uma pausa durante o expediente, segue até uma das salas da multinacional onde trabalha e se dedica por uma hora a aulas de ioga. Aos poucos, o mundo cor­porativo está se rendendo à prática milenar indiana, que . une técnicas de respiração, meditação, alongamento e práticas físicas. O objetivo: além de tirar o funcionário do estresse, esti­mula a buscar o crescimento dentro da empresa - e fora dela - de forma holística.

"Boa parte dos problemas de saúde dos funcionários vem de um sistema nervoso sobrecarregado", explica Marcos Rojo, professor de io­ga na USP e autor de dois li­vros sobre a prática. Desde 2009, funcionários da Unilever, como Soraía, têm aulas de ioga durante o expe­diente. Iessica Hollaender, di­retora de recursos humanos, diz que a prática está ligada à estratégia da empresa.

"A vitalidade da empresa está ligada à vitalidade dos funcionários. A divisão entre o profissional e o pessoal fi­cou no passado" , afirma. "Não esperava que o ioga fosse tão valioso. Por ser também espiritual, faz com que pensemos em todas as nossas atitudes", diz a gerente de marketing Daniella Mello.

As aulas de ioga também acontecem em quatro unida­des do Hospital Albert Eins­tein. No total, são 104 alunos. Na Volkswagen, em São Bemardo do Campo, técnicas de respiração, oxigenação ce­rebral, alongamento, postu­ra e descontração emocional são aplicadas semanalmente a 60 funcionários.

Carlos Legal, coidealizador do PYT (Programa Yoga no Trabalho), diz que a diferen­ça da ioga oferecida em escri­tórios está na linguagem, que deve ser apropriada às neces­sidades das empresas. "Dentro do ambiente de tra­balho, a ioga se torna mais acessível, sem necessidade de deslocamento, com custos me­nores e linguagem prática."

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus