Ler e Compreender


Revista Scientific American

Uma intervenção simples, rápida e eficaz foi capaz de aumentar significativamente a compreensão de textos por alunos da rede pública de Pernambuco. Durante um semestre, a psicóloga Alina Spinillo e sua equipe do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) treinaram uma professora em um conjunto de atividades direcionadas a uma turma de 3ª série do ensino fundamental. Spinillo já havia constatado baixo desempenho desses alunos em relação à leitura. "Eles não conseguiam compreender a totalidade do texto e aquilo que não estava diretamente explicitado", diz. Ao final do projeto, os resultados surpreenderam. Testes revelaram que o desempenho da classe na compreensão dos textos subiu de 56,6% para 83,9% depois do treinamento. A habilidade de produzir resumos cresceu de 4,6% para 36,4%. Spinillo trabalha agora na produção de de um livro, para que a experiência seja ampliada.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus