Macarrão instantâneo com tempero é campeão em sódio


Batata frita lidera em gordura saturada e biscoito de polvilho tem mais gordura trans, mostra análise de mais de 20 tipos de alimentos.

Jornal Folha de São Paulo - por Larissa Guimarães

Macarrão instantâneo, ba­tata frita e biscoito de polvi­lho são os alimentos indus­trializados com maior teor de sódio, gordura saturada e trans, respectivamente.

A constatação é de um es­tudo da Anvisa (Agência Na­cional de. Vigilância Sanitá­ria), que analisou mais de 20 categorias de produtos.

O consumo elevado de só­dio pode levar à hipertensão. A ingestão de gorduras trans e saturada acima dos níveis indicados pode causar pro­blemas cardíacos.

O macarrão instantâneo com tempero foi um dos que mais chamou a atenção. De­pendendo da marca, a pes­soa ingere em uma porção até 167% do sódio recomendado para o consumo diário.

A Anvisa comparou 12 marcas de macarrão instan­tâneo: algumas têm duas ve­zes mais sódio que outras. "O consumidor precisa comparar, há fabricantes que já produzem alimentos mais saudáveis", diz Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.

Na análise da gordura sa­turada, a batata frita foi o ali­mento "vilão". Também hou­ve, nesse caso, grande varia­ção entre as 28 marcas pes­quisadas. Há marcas que contêm até cinco vezes mais gordura saturada que outras.

Em nota, a Associação Bra­sileira das Indústrias de Ali­mentação afirmou estar "sur­presa" com a divulgação do estudo da Anvisa, porque es­perava discutir o tema em um evento na próxima semana.

• Ranking indigesto

Alimentos com mais gordura saturada e sódio*

SÓDIO

- Macarrão instantâneo - 2.721 mg para cada 85 g máx. diária
- Biscoito de polvilho - 270 g para cada 30 g
- Hambúrguer bovino - 567 mg para cada 80 g

GORDURA SATURADA

- Batata frita - 3,5 g para cada 25 g
- Biscoito recheado - 1,6 g para cada 30 g
- Salgadinho de milho - 1,2 g para cada 25 g

Quantidade máxima

Sódio = 2.400 mg
Gordura saturada = 22 g

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus