Não sei se vai dar certo…


Isso é um bom sinal. Um pouco de insegurança faz bem.

Revista Época Negócios - por Álvaro Oppermann

"Naõ existe maior cliché que o da autoconfiança como chave do sucesso, mas ele está errado", diz o psicólogo Tomas Chamorro- Premuzic, do University College, de Londres. Um pouco de baixa autoconfiança faz muito bem à carreira, diz ele, na hora de executar estratégias e calibrar objetivos. "Baixissima autoconfiança faz mal, causa medo e estresse, mas não é dela que estamos falando."

No site da Harvard Business Review, ele listou os três maiores beneficios da insegurança moderada:

1. A baixa autoconfiança faz com que o profissional assimile melhor o feedback negativo, necessário para a evolução.

2. Uma pitada de insegurança pessoal serve de motivação para trabalhar mais duro. "Se você quer mesmo alguma coisa, vai acabar conseguindo realizá-Ia", diz. Nessas horas a insegurança revela-se um trunfo. O problema é que poucas pessoas estão dispostas a fazer sacrificios para alcançar sua meta. Elas na verdade não querem a coisa tanto assim.

3. Por fim, a baixa autoconfiança é um poderoso remédio contra a arrogância. Segundo Chamorro­ Premuzic, o instituto Gallup descobriu que o principal motivo para 60% dos funcionários de empresas nos Estados Unidos não gostarem do trabalho é o chefe narcisista. Um líder moderadamente inseguro desenvolve empatia com os subordinados.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus