Psicóloga elabora manual com fórmulas para reagir e defender-se de ataques verbais no ambiente de trabalho.
Jornal Folha de São Paulo - por Patrícia Basilio
O que o profissional deve fazer ao ser alvo de agressão verbal no trabalho? Ficar quieto? Exigir desculpas?
Para a psicóloga Barbara Berckhan, autora de "Como se Defender de Ataques Verbais" (ed. Sextante), todas as opções servem se o profissional for firme e souber reagir. De maneira didática, ela descreve oito maneiras para responder a ataques.
Entre as sugestões está a de piscar os olhos sarcasticamente ao ser insultado na empresa. A estratégia, segundo a autora, demonstra que o ofendido não se abalou com as palavras e não vai despender energia com respostas".
Há exemplos, contudo, que, de tão inocentes, soam cômicos. É o caso do diálogo fíctício "ligue seu cérebro antes de abrir a boca" (agressor) e "estou aguardando pedido
de desculpas" (ofendido).
No penúltimo capítulo, a autora inclui guia, no qual os leitores anotam os principais insultos recebidos e refletem sobre o que deveriam fazer para evitá-los.
Apesar de a obra não ponderar a eficiência das estratégias apresentadas, ela abre possibilidade para profissionais repensarem suas reações diante de agressões.
• Posicionamento: como impor-se diante de insultos no trabalho.
- Postura: mantenha as costas eretas e os ombros baixos e abertos.
- Equilíbrio: seja amável, mas não demonstre submissão.
- Autovalor: não ria e zombe dos seus defeitos.
- Contato visual: olhe nos-olhos do agressor em situações desagradáveis.
- Clareza: prefira usar frases mais curtas e simples.
- Reciprocidade: trate os colegas como deseja ser tratado.
Fonte: livro "Como se Defender de Ataques Verbais" Autora: Barbara Berckhan, Ed. Sextante(112 págs.)