Palestras inspiram métodos de trabalho


Com apresentações curtas, eventos Pecha Kucha e TED motivam profissionais a mudar dinâmica de reunião.

Jornal Foplha de São Paulo - por Felipe Gutierrez

O tempo de uma apresen­tação é de seis minutos e qua­renta segundos. Quem expõe usa 20 slides, que são troca­dos a cada 20 segundos.

O método Pecha Kucha (www.pecha-kucha.org), com base em síntese e objeti­vidade, desenvolveu -se no Ja­pão e é disseminado em even­tos que ocorrem quatro vezes ao ano em 449 cidades, 4 no Brasil (Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo). Abertos ao público, eles trazem de oito a 12 palestras, que são colocadas na web. Os temas são decididos por localidade. O da edição que ocorre no dia 29 de outubro em São Paulo tratará dos "geeks", fanáticos por tecnolo­gia, e de como suas manias se refletem no trabalho.

O designer Felipe Tofani, 30, foi a três edições. "Sem­pre aprendo ao menos uma forma de raciocínio." Gley Fabiano, 39, coorde­nador de pós-graduação do Senac (Serviço Nacional de Aprendizado Comercial), adotou o método em reuni­ões de trabalho "com grupos grandes, para extrair o me­lhor em pouco tempo". Organizador do evento em São Paulo, Jaíro Neto, 24, re­sume: trata-se de "celebração para trocar projetos e ideias".

18 minutos

Mais conhecido que o Pe­cha Kucha, o TED também li­mita o tempo das apresentações, mas é mais generoso: são 18 minutos. A ideia nas­ceu nos anos 1980, nos EUA, e popularizou-se com vídeos postados na internet. Os eventos são licenciados e recebem o nome de TEDx, acompanhado do tema ou do local da reunião. A política de ingresso é definida pelo orga­nizador e fica disponível no site do TED (www.ted.com).

Lívia Avasca, 27, organiza­dora de dois TEDx no Brasil, diz ver o evento "como apren­dizado informal". A professora da Faculdade de Administração e Econo­mia da Universidade de São Paulo Tania Casado faz uma ressalva: depois de ver os ví­deos, "é preciso ir além". "Não dá para entender um as­sunto em 18 minutos."

• Apresentações a jato

- Palestras no Pecha Kucha (6 minutos e 40 segundos)

- Marketing não é chato: http://bit.ly/ooWYYX
- @trampos (trabalho em projeto em redes sociais): http://bit.ly/rnLdAe
- Catarse.me (financiamen­to colaborativo): http://bit.ly/re1Gqe

- Palestras no TED (18 minutos)

- Malcom Gladwell, escri­tor e colunista http://bit.ly/140ep8
- Tim Harford, economista e jornalista http://bit.ly/rlN19T
- Valério Dornelles, enge­nheiro http://bit.ly/9e76N8

 - Eventos

- TEDxVila Madá

27/10, Rua Jerieó, 256, São Paulo, SP. Grátis.

- Pecha Kucha Night SP

29/10, rua Scipião, 67, São Paulo, SP. Grátis. 

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus