Ponte que não balança, cai


Revista VOCÊ S/A - por Célia Leão

Cena 1: Empresa quer dar mais espaço para o sexo feminino ocupar cargos executivos no mundo todo. Aqui, na matriz brasileira, os gestores pensam em uma série de ações que possam preparar o contingente feminino da companhia para quando surgirem as oportunidades internas. Sou contratada para orientar esse grupo de mulheres sob o guarda-roupa mais adequado ao universo unissex do trabalho”, para dar informações sobre cultura geral, que elas devem buscar para serem, de fato, cidadãs do mundo, e para ensinar as posturas mais adequadas, e menos dúbias, num espaço corporativo.

Cena 2 : Dias depois, entro em contato com o diretor do departamento responsável pela minha contratação e ouço dele um relato, no mínimo, surpreendente: algumas ouvintes presentes à minha palestra comentam posteriormente que quando foram contratadas pela empresa, lá atrás, não foram informadas dessas exigências todas. E que, por causa disso, seguiriam vestindo-se e portando-se exatamente do mesmo jeito que fazem desde sua chegada à empresa.

Diante do feedback me pus a pensar por que é que algumas carreiras deslancham com mais facilidade e outras tantas emperram. O diferencial, mais uma vez, são as pessoas: aquelas abertas a mudanças e ao novo acabam por criar para si mesmas oportunidades de crescimento e de novos desafios. Já aquelas que, a exemplo de minhas ouvintes equivocadas, querem seguir fazendo exatamente as mesmas coisas que faziam quando foram contratadas estão contribuindo para que elas próprias tenham uma carreira limitada.

Adoro ditados populares e o que usamos como título deste artigo é bastante verdadeiro: a dureza do discurso e a certeza de ser dono da verdade acabam sempre fazendo com que os relacionamentos dessas pessoas sejam difíceis e, por tabela, sua vida corporativa também o seja. O conservadorismo, o medo de correr riscos e de conhecer o novo e a inflexibilidade de atitudes farão de você um profissional obsoleto em muito pouco tempo. Portanto, abra sua cabeça para o novo.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus