Qual a diferença entre suco, néctar de frutas e refresco?


Depende da concentração de polpa, a parte comestível da fruta.

Revista Superinteressante - por Luiza Sahd

O tipo mais comum encontrado nos supermercados não é o suco, mas o néctar de frutas. Os fabri­cantes de bebidas só podem cha­mar de suco os produtos que tive­rem cerca de 50% de polpa, a parte comestível da fruta. Já o néctar de frutas, que não tem nada a ver com flores, é mais doce e tem entre 20% e 30% de polpa de fru­tas - bem menos do que o suco.

A diferença entre os rótulos é evi­dente desde 2009, devido a uma lei obrigando os fabricantes a des­tacar no rótulo o que é néctar, re­fresco, suco etc. A nutricionista Tanise Amon colocou na balança todos os tipos à venda. "O número de calorias é equivalente, varia de 90 a 115 por copo. O que muda é a quantidade e qualidade do açú­car", explica.

 Para pensar pilotando o carrinho

Veja outros tipos daquilo que chamamos de "suco"

REFRESCO DE FRUTA - Campeã na concentração de açúcar, tem só 8% de polpa. Equivale a um refrigerante de frutas.

SUCO EM PÓ - Deixa a desejar no quesito propriedades nutricionais e tem sódio, não recomendado a hipertensos.

SUCO CONCENTRADO - Tem menos açúcar que o nectar e é mais barato. Leva corantes, aromatizantes e conservantes.

SUCO INTEGRAL -  Alternativa mais cara ao néctar. Não tem conservantes e não é adoçado artificialmente. E vem pronto.

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