Qual é sua opinião ….


Qual é sua opinião sobre a eficiência do uso de games corporativos, como jogos virtuais, para o treinamento dos profissionais?

Revista Exame - por Vicente Falconi

Todos somos favoráveis a treinamento, a questão é sempre o custo comparado ao beneficio.
Sempre recorro ao conceito de potencial mental do psicólogo americano Abraham H. Maslow, que estabelece que as pessoas conseguem absorver certa cota de conhecimento por dia - e não mais do que aquilo. Esse conceito é simples, obviamente, mas sempre nos esquecemos dele quando pensamos em treinamento. Treinamentos em sala de aula são necessários, mas não suficientes. Se cada um aprende certa quantidade de informação por dia, temos de pensar em como fazer com que as pessoas busquem conhecimento diariamente e aproveitem sua cota. Quem não a utiliza hoje não consegue recuperá-Ia amanhã.

Estimo que 90% do que temos a aprender será fora de uma sala de aula. Recentemente demos um curso em nossa consultoria e logo depois observamos que aquilo que queríamos melhorar não melhorou. Chegamos à conclusão de que foi tempo perdido em sala de aula. Decidimos, então, organizar outro curso, com o mesmo conteúdo, mas sem muita aula expositiva. Pedi aos organizadores que preparassem um curso no qual pelo menos 80% do tempo fosse gasto em exercícios resolvidos em pequenos grupos. Foi um tremendo sucesso. Concluímos que, mesmo os treinamentos em sala de aula, que não são os mais importantes, precisam ser melhorados, e o uso de recursos como os mencionados na questão pode ser fundamental. Agora a pergunta final: como promover o aprendizado contínuo, todo dia, para sempre? Com metas bem estabelecidas para todas as pessoas da empresa e treinamento na solução de problemas. Essa é a verdadeira alavanca para o futuro das pessoas e da organização.

 

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus