Qual o melhor exercício para perder gordura?


Revista Galileu - por Juliana Elias

Os aeróbicos - como caminhada, pedalada, futebol ou basquete ­em ritmo moderado, ou seja, os batimentos cardíacos devem se manter entre 60% e 80% do li­mite máximo da pessoa. Do contrário, você se cansa e interrompe o exercício antes de começar a queimar os pneuzi­nhos. "Só depois de 10 a 15 minutos de prática é que o corpo recorre à gordura como combustível energético", afirma o personal trainer Silvio Cabral. A pri­meira fonte de energia é o ATP-CP, sis­tema de moléculas armazenadas nas células dos músculos, mas se esgota em 10 segundos. Depois, o organismo recorre ao glicogênío, subproduto dos carboidratos que fica no fígado e mús­culos. Em último lugar vem a gordura. Veja abaixo como (a tão indesejada) é queimada.

• Vai tarde - como a indesejada gordurinha é queimada após 15 minutos de exercício

1 -  Acesso restrito. Depois de ATP-CP e carboidratos, o corpo lança mão da gordura, a mais farta fonte energética. O acesso a ela é mais difícil,. já que fica no tecido adiposo (sob a pele). armazenada na forma de triglicerídeos.

2 - Primeira quebra. Durante o exercício, o músculo faz com que hormônios (como cortlsol, glucagon e catecolaminas) sejam liberados no sangue e cheguem aos tecidos adiposos. Lá. reagem com os triglicerídeos e os quebram em subprodutos como os ácidos graxos.

3 - O ácido graxo cai na corrente san­guínea e, finalmente, chega ao múscu­lo. Lá, encontra O² e sofre uma série de reações químicas. transformando-se em energia.

• Cálculo da frequência cardíaca: 220 - sua idade. Para uma pessoa de 25 anos: 220 - 25 = 195 por minuto. Um exercício moderado elevaria os batimentos a até 156 por minuto (80% do limite máximo).

• Mais energia

1 grama de carboidrato = 4 kcal

1 grama de gordura = 9 kcal

• Reserva farta de energia

Carboidrato: 370 gramas, ou 1.500 kcal

Gordura: 7,9 kg, ou 71.000 kcal

*média baseada em um corpo de 65 kg e 12% de gordura

*Fontes: Prof. Dr. José Alberto Aguilar Cortezl Faculdade de Educação Física da USP; Silvio Cabral/personal traíner; Roberto Cury/
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; arquivos da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Portugal)

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus