Quando você não pode dizer “não” ao chefe


Jornal Folah de São Paulo - por Eliene Zimmermann

P. Seu tempo no trabalho está lotado, mas seu chefe lhe pediu para cuidar de mais uma tarefa Você diz "sim", apesar de saber que não tem tempo. Por quê?

R. Em situações como esta, as pessoas muitas vezes dizem "sim" automaticamente, por medo, diz Jim Camp, um treina­dor de negociações em Dublin, Ohio. "Temos um verdadeiro desejo de não desapontar nos­sos chefes", diz ele. "As pessoas têm medo de que se disserem "não" vão parecer incompeten­tes ou incapazes."

Matthew J. Kaplowitz, um psicólogo de Manhattan espe­cializado em treinamento de executivos, diz que os funcio­nários geralmente não confiam na autoridade e têm dificuldade em ser francos sobre aceitar mais trabalho. "Quando lida­mos com a autoridade, é um jogo desigual", diz ele.

P. O que você pode fazer em vez de dizer "sim" para um tra­balho solicitado?

R. No início, manifeste gratidão por ter sido escolhido para uma nova tarefa, porque significa que seu chefe acredita em você, segundo Tres Roeder, presi­dente da Roeder Consulting, uma consultoria de gestão de projetos em Cleveland e autor de "A Sixth Sense for Project Management" [Sexto Sentido na Gestão de Projetos]. Se você acha que talvez já tenha mais trabalho do que pode realizar, diga a seu chefe que precisa examinar os detalhes da nova tarefa para decidir se será capaz, diz Roeder. Você poderá descobrir que não con­seguirá, mas responder "não" sem qualquer consideração dará a impressão de que você simplesmente não quer enfren­tar a missão, segundo ele.

Se o trabalho precisa ser feito imediatamente, diga a seu chefe no que você já está trabalhando e, então, deixe-o decidir qual é a prioridade, diz Evelyn Williams, professora na Universidade Wake Forest na Carolina do Norte. "Pergunte o que você deve fazer primeiro. Deve parar o trabalho em X e Ye terminar esse novo projeto primeiro?"

Outra opção é convocar mais pessoas para ajudar com a di­visão de tarefas.

P. Ao aceitar o trabalho extra, você não consegue fazer tudo no prazo. Existe alguma forma de isso não acabar mal para você?

R. Comece calculando quanto tempo o projeto vai levar, então decida se há alguma maneira dele ser encaixado. Pense em maneiras rápidas de respon­der aos principais pontos do projeto e em um prazo realista, depois leve essa informação a seu chefe, explica a professora Williams. Simplesmente dizer ao chefe que você não consegue fazer o trabalho poderia fazê-lo parecer menos competente.

Se não houver maneira de você fazer o trabalho no tempo pre­visto, assuma a responsabilida­de dizendo que aceitou a tarefa sem pensar o bastante nas coisas, diz Camp.

P. É uma boa ideia tentar espre­mer o trabalho extra mesmo que você já esteja lotado?

R. Se o projeto aperfeiçoar suas técnicas ou fizer com que você seja notado pelos que po­dem promovê-lo, talvez valha perder algumas horas de sono. "Pense de maneira estraté­gica", diz Williams.

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