Rota de sucesso


5 dicas para enfrentar o longo período de seleção.

Revista Você S/A - por Nina Neves

1 - Mapeie suas principais habilidades

Todo processo seletivo pergunta por pontos fortes e fracos, e você não precisa gaguejar por causa disso. Antes da entrevista, faça uma lista de suas qualidades. Peça a ajuda de colegas de trabalho ou de amigos da universidade para saber como os outros o veem. Vale também um levantamento com familiares. Conhecer a si mesmo dará segurança emocional e força para argumentar por que você merece a vaga.

2 - Currículo alinhado

É preciso saber de ponta a ponta o que está no próprio currículo para lembrar quais são os "produtos" que você tem para se vender. Peça a alguém que o leia para ter certeza de que está compreensível e não há erros de gramática ou digitação. Resuma cinco de seus pontos fortes profissionais. Observando seu currículo, é válido fazer um checklist com o próprio perfil e a vaga que almeja. Seus talentos se aplicam a essa vaga? Pontue-os para falar deles durante a entrevista.

3 - Cuidado com as redes sociais

Antes de postar nas redes sociais avalie se o conteúdo e a forma da mensagem podem comprometer sua imagem. Em um processo de seleção as empresas poderão vasculhar as redes para conhecer seu perfil.

4 - Prepare-se

Esteja preparado para responder a questões corno "por que você quer este trabalho?", "quais são suas fraquezas?" e "quanto você quer ganhar?". Nas dinâmicas de grupo é comum os candidatos ficarem aflitos, em busca de uma resposta certa, mas o objetivo é avaliar o comportamento. O recrutador quer saber como você chegou à sua afirmação.

 5 - Foco no que interessa

No começo da carreira é comum querer um emprego com urgência e "atirar para todos os lados". Portanto, cuidado. O perigo aqui é acabar em um emprego que você não queria tanto e com pouca satisfação. É importante ter emprego, mas é melhor ter foco e clareza do que se quer do que estar em algo que não esteja alinhado ao que você deseja. Antes de se candidatar, pesquise o perfil da empresa e procure alguém que trabalhe lá. Assim será possível ter uma visão mais real da cultura da companhia.

 

 

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus