Seja esquisito


Mas só o suficiente para ser lembrado.

Revista Época Negócios

Você talvez nunca tenha ouvido uma canção de Lady Gaga até o fim, mas provavelmente sabe que ela se destaca com suas roupas esquisitas. Bem-vindo ao Efeito von Restorff, também conhecido como o Princípio Notável. Formulado pelo psicólogo alemão Hedwig von Restorff, ele diz que nos lembramos mais facilmente de coisas atípicas. Em texto na Harvard BusÍness Revíew, Neil Bearden afirma que, em processos de contratação, vale a mesma coisa. As pessoas tendem a contratar candidatos dos quais se lembram - por isso é melhor ser um pouco esquisito. Mas não exagere. A parte reptiliana do cérebro dos recrutadores os induz a evitar o perigo. Se você parecer uma ameaça à normalidade, a tendência é ser rechaçado. Além disso, o recrutador geralmente escolhe o candidato com o qual sinta alguma afinidade, seja por escola, cidade de origem ou gostos de lazer. Portanto, aconselha Bearden, é importante saber se distinguir dos demais - mas não parecer muito diferente do seu recrutador.

 

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus