Companhias americanas passaram a oferecer aos funcionários a cadeira que promete o melhor cochilo durante o expediente.
Revista você S/A
A cadeira modernosa é chamada de Energypod. Nos Estados Unidos, ela é um hit em diversos escritórios. Sua função é propiciar a melhor soneca durante o expediente. Um levantamento recente divulgado pelo Centro de Estudo do Sono, da Universidade Stanford, mostra que a maioria dos americanos dorme menos de sete horas por noite e 20% deles reclamam de sonolência durante o dia. Por isso empresas como Google, Cisco e Procter & Gamble, temendo a perda de produtividade, estão zelando pela soneca de seus funcionários. Confira o que atrapalha o bom descanso de cada dia e como resolver o problema.
1 - Viagens de negócio
As restrições de movimento em voos geram desconforto, estresse e uma noite ruim de sono. O fuso horário piora. Afinal, o relógio biológico não bate com a hora local. A pessoa pode sentir fadiga, sonolência e ter a capacida de cognitiva diminuída no dia seguinte.
Solução - Viajar menos. Com todas as novas tecnologias disponiveis, dá para reduzir o número de reuniões presenciais. Só viaje quando houver necessidade real de contato olho no olho. Você ainda vai ficar bem com o chefe por causa da economia no orçamento de sua área.
2 - Maus hábitos
Muitos profissionais compensam à noite o trabalho que ficou para trás no escritório. Péssima ideia. "Quem faz isso e precisa acordar cedo passa a ter uma privação das horas de sono, o que pode virar um problema", diz o neurologista Luciano Ribeiro Pinto.
Solução - Quebre essa rotina. Pare de levar trabalho para casa e reorganize sua agenda durante o dia, para dar conta do recado. Identifique quais são as tarefas importantes e quais são as urgentes.
Leva às noites maldormidas - ainda que durma mais de oito horas. A sensação de cansaço e sonolência no dia seguinte persiste.
Solução - Você pode fazer o exame chamado polissonografia, que diagnostica a razão das noites mal dormidas. Faça exercícios físicos.