Sua empresa tem uma Energypod?


Companhias americanas passaram a oferecer aos funcionários a cadeira que promete o melhor cochilo durante o expediente.

Revista você S/A

A cadeira modernosa é cha­mada de Energypod. Nos Estados Unidos, ela é um hit em diversos escritórios. Sua função é propiciar a melhor soneca durante o expediente. Um levantamento recente divulgado pelo Centro de Estudo do Sono, da Universidade Stanford, mostra que a maioria dos americanos dorme menos de sete horas por noite e 20% deles re­clamam de sonolência durante o dia. Por is­so empresas como Google, Cisco e Procter & Gamble, temendo a perda de produtividade, estão zelando pela soneca de seus funcioná­rios. Confira o que atrapalha o bom descan­so de cada dia e como resolver o problema.

1 - Viagens de negócio

As restrições de movimento em voos geram desconforto, estresse e uma noite ruim de so­no. O fuso horário piora. Afinal, o relógio bio­lógico não bate com a hora local. A pessoa po­de sentir fadiga, sonolência e ter a capacida­ de cognitiva diminuída no dia seguinte.

Solução - Viajar menos. Com todas as novas tec­nologias disponiveis, dá para reduzir o número de reuniões presenciais. Só viaje quando hou­ver necessidade real de contato olho no olho. Você ainda vai ficar bem com o chefe por causa da economia no orçamento de sua área. 

2 - Maus hábitos

Muitos profissionais compensam à noite o trabalho que ficou para trás no escritório. Pés­sima ideia. "Quem faz isso e precisa acordar cedo passa a ter uma privação das horas de sono, o que pode virar um problema", diz o neurologista Luciano Ribeiro Pinto.

Solução - Quebre essa rotina. Pare de levar traba­lho para casa e reorganize sua agenda durante o dia, para dar conta do recado. Identifique quais são as tarefas importantes e quais são as urgentes.

3 - Estresse

Leva às noites maldormidas - ainda que durma mais de oito horas. A sensação de cansa­ço e sonolência no dia seguinte persiste.

Solução - Você pode fazer o exame chamado polissonografia, que diagnostica a razão das noites mal dormidas. Faça exercícios físicos.

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