Sucesso o que é isso para voce?


Revista Escola Particular - por Marcos Pontes

"Sucesso". Temos repetido muitas vezes essa palavra ao longo da vida. Mas o que é sucesso, afinal de contas?

Quando pergunto sobre seu significado durante minhas aulas e palestras, recebo todos os tipos de respostas, das mais filosóficas até as mais objetivas. Na verdade, nenhuma delas está completamente "incorreta", é apenas uma questão de interpretação.

Todos nós temos uma "intuição" sobre o que significa "sucesso". Porém, como meu objetivo aqui é ajudá-Io a "ter sucesso", e sabendo da importância de definir claramente nossas metas em qualquer campanha, precisamos nos aprofundar um pouco mais nesse tema.

Muitas pessoas passam a vida tentando fazer "alguma coisa" para atingir "algo" que parece sempre estar fora do alcance. Vivem frustradas e infelizes. Por quê?

Basicamente porque não sabem, realmente, o que querem. É importante saber o que se busca, isto é, saber o que significa o "verdadeiro sucesso" e como reconhecê-Io quando "chegar lá".

Para isso, é preciso compreender um pouco a dinâmica que motiva todas as nossas ações. Isso está ligado com o prazer e a felicidade.

Filósofos e pensadores renomados investiram grande esforço na tentativa de definir a relação entre o sucesso, o prazer e a felicidade. Como resultado, existem extensos trabalhos que definem todos os aspectos desses termos a partir de diversos pontos de vista. Para o propósito deste artigo, necessitamos apenas de uma definição prática que nos aponte um norte. Algo simples que indique que o nosso trabalho está bem direcionado. Começaremos pedindo ajuda ao dicionário.

A palavra "sucesso" vem do latim "successu" e significa "bom resultado", "aproximação", "êxito na campanha". Então, para cada um de nós, na prática, o sucesso realmente é associado a alguma coisa diferente.

Todos temos nossas campanhas, nossas prioridades, nossos sonhos e expectativas. Assim, é natural que a representação concreta do sucesso seja diferente para cada indivíduo. Isso explica a diversidade de respostas que recebo em minhas palestras.

E quanto à motivação e ao significado emocional do sucesso?

Nossa verdadeira motivação não é sustentada apenas por títulos ou resultados materiais da campanha. Nossa recompensa real não é ter "aquele" automóvel, ou atingir"aquele" determinado posto. Na realidade, buscamos satisfação emocional. Sentir prazer e felicidade!

O sentido material do sucesso é importante, mas buscamos, principalmente, sentir o prazer de vencer todos os obstáculos e chegar ao objetivo planejado. Além disso, queremos desfrutar o sentimento de propósito e a felicidade de viver cada etapa do processo de realização de um sonho.

Portanto, vemos claramente que o sucesso é composto de duas partes: uma material e outra emocional.

Considerando todos os fatores mencionados acima e utilizando elementos mais específicos para descrever suas partes, chegamos à definição de sucesso mais "completa":

"Sucesso é o êxito obtido na execução das atividades e na superação dos desafios encontrados durante uma campanha planejada para a conquista de um objetivo definido. O sucesso é composto por cinco elementos:
. a conquista de um objetivo concreto e definido;
. um plano de ação executado;
. desafios vencidos;
. o prazer da conquista;                                                                                          
. a felicidade durante a execução do plano.

A sensação do sucesso corresponde à soma do sentimento de propósito com todos os momentos de prazer e felicidade que temos durante o processo".

Nesse contexto, alguns ainda poderiam considerar como objetivo concreto e definido ter uma vida despojada de qualquer meio material e dedicada à meditação no topo da montanha. Isso seria plenamente satisfatório.

Contudo, embora seja muito válido e louvável, esse não é o tipo de objetivo que gostaria que nossos jovens tivessem na vida. Nosso país precisa de sua participação mais ativa e cidadã em todos os níveis e atividades!

Assim, pense nos seguintes objetivos concretos para o seu sucesso:
. ter mais saúde;
. melhorar seus relacionamentos;
. atingir maior nível de desenvolvimento pessoal, com caráter, honestidade e ética;
. ter crescimento profissional;
. ter mais recursos financeiros;                                                                                                                  
. ter maior reconhecimento pessoal e profissional. 

No meu livro É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade utilizo esses objetivos para nortear a caminhada por onde trago meus leitores, junto comigo, através de uma maravilhosa jornada pelas fases de um projeto de vid da.

Seja com o meu livro, ou por outro método também eficiente, minha meta é que você tenha sucesso na vida e que aprenda a cada passo da sua jornada.

Não se preocupe. Não tenha pressa. Tudo virá a seu tempo. Um passo de cada vez. Paciência e determinação. No momento, é importante que você saiba o que quer. E é nisso que eu espero que você tenha começado a pensar com este artigo.

 

 

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus