TCC: planejamento ajuda na reta final


Pesadelo para muitos estudantes, o TCC pode ser uma tarefa mais simples se levada a sério desde o início.

Jornal Folha de São Paulo

Entra ano, sai ano, o trabalho de conclusão de curso (TCC) continua sendo motivo de pre­ocupação para estudantes de pós-graduação. Na maioria das insti­tuições de ensino, esse é o mecanismo para a avaliação dos alunos ao término de um curso. A partir do resultado, define se o estudante está efetivamente apto para receber seu diploma e, posteriormente, ingressar no mercado de trabalho.

Por conta de seu caráter decisivo à vida profissional, o TCC torna-se uma tarefa assustadora para grande parte dos alunos. Para que o trabalho não se transforme em um pesadelo, o estu­dante pode seguir algumas dicas.

O ponto de partida é a seleção do assunto a ser abordado. "O tema deve ser escolhido considerando-se a área de estudo, sua viabilidade e relevância. Ele também deve ser interessante ao alu­no, pois afinal serão meses de pesquisa", sugere Marli dos Santos, professora do Programa de Pós-Graduação em Comu­nicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

• Caminhos

A organização do projeto é o próxi­mo passo. "É preciso definir objetivos, metodologia e cronograma do trabalho, apontando todas as atividades a serem desenvolvidas, o tempo disponível para cada uma e quem as realizará", diz Ana Maria Ayrosa, professora de Metodolo­gia Científica e orientadora em cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Ela ressalta ainda a importância do cumpri­mento dos prazos estabelecidos pelo orientador. "Deixar tudo para o final é arriscado e perigoso", conclui.

Segundo Lilian Correa, coordenadora de Trabalhos de Graduação Interdiscipli­nar do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o processo de pesquisa demanda aten­ção. "É sempre mais confiável usar fontes indicadas em referências fornecidas por obras e pelo orientador. É imprescindível saber que as respostas nunca se esgotam em sites de busca; elas devem vir de es­tudos, artigos acadêmicos, publicações especializadas, entre outros materiais."

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