TDAH – passeio no parque pode diminuir sintoma


Vinte minutos de caminhada aumentaram a capacidade de concentração das crianças.

Para as crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), concentrar-se numa tarefa costuma ser um suplício. Mas um procedimento simples e barato pode ajudar a trazer um pouco de paz aos pequenos: uma caminhada de 20 minutos num lugar verde e tranqüilo. O estudo foi publicado no Journal of Attention Disorders.

Os pesquisadores da Universidade de Illinois levaram um grupo de crianças, diagnosticadas com o distúrbio, para uma caminhada em três ambientes: um parque (com muita vegetação), uma área residencial (um pouco menos verde) e uma zona comercial (cinza e barulhenta). Os pequenos pacientes fizeram os três percursos em dias e ordens alternados e, em seguida, foram avaliados por meio de testes neurocognitivos. Como esperado, o passeio no parque foi o mais eficaz no aumento da concentração das crianças.

Não se sabe, porém, por que a caminhada em ambientes verdes exerceu tal efeito. Os pesquisadores são cautelosos e evitam indicá-la como "solução mágica", pois são necessários outros estudos, com um número maior de crianças. Eles reconhecem, entretanto, que não custa tentar, para reforçar as conclusões mal certamente a prática não fará.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus