Você é um insatisfeito?


A insatisfação é uma característica das pessoas inquietas. Destas, são bem-sucedidas as que conseguem transformar a insatisfação em resultado.


Revista Você S/A - Por Eugênio Mussak

Saiba que seu destino é traçado pelos seus próprios pensamentos, e não por alguma força que venha de fora. Seu pensamento é a planta concebida por um arquiteto para construir um edifício denominado prosperidade. Você deve tornar seu pensamento mais elevado, mais belo e mais próspero." Leia de novo a frase acima. Ela tem um poder oculto. Nos leva a pensar que podemos ter mais do que temos hoje, e não só podemos como também merecemos. Insiste que, com base na maneira como organizamos nossos pensamentos é que estruturamos a vida para conseguir retirar dela tudo o que desejamos.

A frase também sugere que há um jogo de forças entre o interior e o exterior de uma pessoa, o que pode ser extrapolado para o que existe dentro e fora de uma empresa, ou mesmo de um país. Ela também diz que a qualidade do pensamento, que é uma força interna, é o que dará o tom do destino. Quando se trata de uma carreira ou de um negócio, esse pensamento se manifesta pelas providências de gestão.

Trata-se de uma frase que pode tirar uma pessoa do conformismo, da passividade, e levá-Ia a acreditar que a todos nós é dado o direito de querer mais, de ser ambicioso, insatisfeito. Ela nos diz que quem está sempre satisfeito se deixou vencer pelo que vem de fora e entregou seu destino aos outros, ao sistema, e abdicou do controle sobre a própria vida.

A satisfação, para durar, tem de ser efêmera, o que parece, a priori, um contrassenso. Só não é porque, para que a vida seja verdadeiramente satisfatória, tem de estar em mutação permanente. A satisfação contínua deve ser insuportável. Estar sempre satisfeito consigo mesmo tem o poder de estagnar o desenvolvimento, a evolução. Além de ser monótono.

Há frases que são assim. Nos fazem pensar e sentir.;, e custam a desgrudar de nosso cérebro. Em geral são pronunciadas por pessoas insatisfeitas, pois os satisfeitos estão gozando sua satisfação e não têm tempo nem necessidade de pensar, quanto mais ter ideias, mudar, inovar.

A frase em questão não é de nenhum guru do mundo dos negócios, muito menos de algum escritor de livros de autoajuda. Seu autor, entretanto, era um homem altamente inconformado com sua vida e com a vida de seu povo. Seu nome era Martin Luther King. E olha só o legado que esse insatisfeito deixou com seu sonho de mudança.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Methodus